segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Uepa promove I Semana da Saúde Indígena do Oeste do Pará

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove, entre terça (20) e sexta-feira (23), no horário de 10 horas ao meio-dia, no campus de Santarém, a I Semana da Saúde Indígena do Oeste do Pará, que tem como objetivos reforçar o papel do índio como um ser integrante da sociedade e propor discussões relevantes para a saúde desses povos.

O coordenador geral da programação, Petrônio Lauro Teixeira, diz que a semana aborda um assunto que merece atenção. ”Tínhamos vários eventos relacionados aos indígenas no oeste do Pará e em nenhum momento foi citada a saúde. O discurso ocorre de maneira muito fragilizada. Diante disso, entendemos a necessidade da discussão e teremos várias mesas temáticas sobre a saúde indígena”, explica.

Serão abordados os temas “Política nacional e regional da saúde indígena”; “Formação profissionalizante e agentes de saúde indígenas”; “Medicina tradicional indígena e foco no oeste do Pará”; “A casa e a saúde indígena no oeste do Pará’’ e “Academia e o debate da saúde indígena nos projetos políticos pedagógicos nos cursos da Uepa’’.

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Saúde Indígena e outras instituições ligadas à qualidade de vida dos índios comporão as mesas de debate e discussões. A inscrição é gratuita e está aberta ao público interno e externo da universidade, até 200 vagas. Os interessados podem procurar a coordenação de pós-graduação e Parfor do campus Santarém, na avenida Plácido de Castro, 1.399. Comissões de divulgação e inscrição, formadas por alunos, também estão visitando as salas de aula para fazer inscrições.

Mostras de trabalhos acadêmicos e filmes com temáticas indígenas também serão exibidos. Ao final, os participantes serão distribuídos em três grupos de trabalho. Os participantes produzirão documentos baseados nos temas dos grupos, no qual deverão apontar melhorias, soluções e alternativas. As sugestões serão encaminhadas às secretarias municipal e estadual de saúde e aos coordenadores de curso da Uepa.

A I Semana de Saúde Indígena do Oeste do Pará está sob a responsabilidade do Grupo de Estudo e Pesquisa em Meio Ambiente e Saúde Coletiva (Gepemasc), existente há quatro anos e formado por professores e alunos do campus XII. (Texto:Ize Sena-Uepa)

Nenhum comentário: