terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Usina do Madeira começa produzir energia

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal


A hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia, começou a funcionar em março do ano passado, com nove meses de antecedência em relação ao cronograma original. Em janeiro, antes de completar um ano de atividade comercial, a 10ª máquina entrou em operação na usina, assegurando a geração de 713,5 megawatts. É energia suficiente para abastecer mais de três milhões de residências, cinco vezes acima do total de moradias de todo o Estado. A conclusão é óbvia: grande parte da energia vai atravessar os limites territoriais de Rondônia.
A energização já parte para a segunda casa de força da barragem. Até o final de 2013 estarão em linha 27 turbinas, o equivalente a 60% do potencial hidrelétrico de Santo Antônio. O cronograma prevê que a usina alcançará todos os seus 3.150,4 MW até novembro de 2015. Ela iniciou a operação comercial em março de 2012.
Enquanto Santo Antônio, que fica bem perto de Porto Velho, acelera sua motorização, Jirau, mais acima no Madeira, entrará em operação em maio deste ano. As duas primeiras das 50 unidades que a usina terá serão instaladas até o próximo mês, mas a operação efetiva será dois meses depois, para coincidir com a conclusão da linha de transmissão. Assim, a energia sairá das turbinas para os fios e seguirá no rumo do sul do país. Nesse ritmo, a conclusão da obra será antecipada da data inicial, que era dezembro de 2016, para meados de 2015.
Assim, apesar de todos os problemas que aconteceram nos dois canteiros, o Madeira já é uma das principais fontes de energia do Brasil, mesmo localizado a grande distância dos principais centros consumidores. A Amazônia se consolida como província energética nacional.

Nenhum comentário: