sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Exagerou no Carnaval? Proteína é aliada para recarregar as energias

Os cinco dias de folia do Carnaval geralmente são acompanhados pelo pouco cuidado com a alimentação, como a ingestão de alimentos altamente calóricos de baixo valor nutricional, bebidas alcoólicas e pouca atenção ao consumo de água. Dessa maneira, após o período de festas, a grande maioria das pessoas acabam adotando estratégias restritas, como as dietas da moda, para perder rapidamente o excesso das calorias consumidas.
O álcool, que é ingerido em grandes quantidades neste período, acaba sendo o grande vilão: uma lata de cerveja, por exemplo, tem em média 150 calorias “vazias”, sem nutrientes, que o organismo não aproveita e armazena em forma de gordura, causando inchaço e retenção hídrica.
A melhor maneira de voltar atrás do prejuízo é retomar os bons hábitos da boa alimentação, garantindo a reposição de vitaminas e minerais, além de uma boa hidratação. Nas refeições, a proteína é uma grande aliada para garantir mais disposição, energia e mais saciedade. De acordo com a nutricionista Priscila Bergamin, ter a ingestão adequada deste nutriente – nem pouco nem muito, é ideal para uma alimentação equilibrada, auxiliando na produção de enzimas e hormônios. “Ainda temos a produção de anticorpos, que ajuda para que o sistema imunológico não fique enfraquecido, evitando doenças e infecções”, complementa Priscila.

Nenhum comentário: