sábado, 2 de fevereiro de 2008

BEC SÓ VAI FICAR COM ÁREA DO QUARTEL E VILAS MILITARES


MIGUEL OLIVEIRA
Repórter

Diferentemente dos quartéis existentes nos demais pontos do país, que estão recorrendo às placas de alugueis para reforçar o caixa apertado, o comandante do Oitavo Batalhão de Engenharia e Construção (8ºBEC), coronel Jerônimo Dower, informou com exclusividade a O Estado do Tapajós, que o Departamento do Patrimônio da União(DPU)irá se desfazer de quase todas as áreas localizadas na zona urbana da cidade que ficam sob a guarda do 8º BEC. Desses terrenos, apenas parte de uma área localizada às margens da avenida Moaçara, será vendida a fim de melhorar a infra-estrutura do quartel instalado na serra do Piquiatuba. As demais áreas arrendadas só garantem mensalmente ao Exército cerca de R$ 4,5 mil.
O comandante do 8º BEC explicou que apenas os terrenos que abrigam o quartel e as vilas militares, localizados na avenida Barão do Rio Branco, continuarão de posse do Batalhão. As demais que compreendem terrenos urbanos situados em parte da avenida Moaçara, Rodovia Br/163, avenida Turiano Meira e no bairro do Laguinho ou serão colocadas à venda na modalidade de permuta ou devolvidos ao patrimônio municipal.
Algumas desses terrenos já abrigam há mais de quatro anos empresas como a PROMATO, CONCRETAP, JADE Engenharia, Arroz Jobella e G. Altrão Comércio LTDA que rendem aos cofres da instituição, com concessão destes terrenos para que estas empresas privadas coloquem seus outdoors e montem seus negócios, apenas R$ 4,5 mil por mês.
O objetivo do Exército, conforme revelou o coronel durante entrevista, é que essas áreas da avenida Moaçara, que abrangem aproximadamente 51,7 hectares, sejam alienadas e a empresa vencedora, ao invés de pagar em dinheiro para o batalhão, apresente como contrapartida a construção e ampliação de novos prédios nas instalações do quartel, na serra do Piquiatuba.
As demais áreas localizadas próximas ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), na Avenida Moaçara, com entrada pela Santarém/ Curuá-Una, na avenida Turiano Meira e outra localizada na Avenida 24 de Outubro, próximo á extinta SUDAM, esta última ainda sob arrendamento para a empresa G. Altrão serão devolvidas pela Gerência do Patrimônio da União (GPU) ao município. Em uma dessas áreas que serão devolvidas, a Caixa Econômica Federal pretende financiar a construção de casas populares.
Outra área da Moaçara ficará sob arrendamento às Faculdades Integradas do Tapajós(FIT). No terreno de cerca de 150 hectares foi instalado um mini-zoológico, o ZooFIT.

Nenhum comentário: