sexta-feira, 28 de março de 2008

CURUÁ-UNA FICA PRONTA SÓ EM JUNHO

As obras de construção da Rodovia Santarém/Curua-Una previstas para serem entregues à população pela governadora Ana Júlia Carepa ainda neste mês de março foram adiadas mais uma vez. Segundo o gerente regional do núcleo da Secretaria Estadual de Trânsito (SETRANS) em Santarém, Juca Pimentel, o clima chuvoso e o embargo de 15 dias pelos auditores do Ministério do Trabalho prorrogarão por mais um período a entrega da obra.
As obras iniciaram no segundo semestre de 2006 e tem por objetivo pavimentar 70Km que ligam a cidade de Santarém à hidrelétrica de Curua-Una. Contudo, os serviços de pavimentação estão atrasadíssimos se comparado ao cronograma da obra. "A verdade é que esta obra possui quatro frentes de trabalho. A primeira é a zerada, a segunda de asfalto, a terceira de drenagem e a quarta de sinalização. Com base no andamento destas, podemos definir quando a Curua-una estará pronta", destacou Juca lembrando que a sinalização dos quilômetros de já foram pavimentados ainda não iniciou. "Muitos reparos devem ser feitos para que a obra possa ser entregue a população. A empresa deverá rever pontos que estão se deteriorando devido à demora da obra como o que fica próximo à ponte do Urumari, em que a canaleta está jogando água para dentro do igarapé", falou Pimentel.
De acordo com o gerente regional do SETRANS, as chuvas e o embargo da obra foram fundamentais para que a entrega da obra tivesse mais uma vez que ser prorrogada. "Não tem condições, é muita chuva. Fica difícil trabalhar desse jeito", explicou dizendo que o Ministério do Trabalho já liberou para que empresa responsável pela construção da obra retome os serviços. "Infelizmente a empresa não atendia as normas de saúde e segurança no trabalho e foi punida. Entretanto, todas as providências foram tomadas para que os problemas fossem sanados e os serviços já voltaram em sua normalidade", garantiu Juca Pimentel.
A primeira frente de trabalho está próxima ao portão da hidrelétrica de Curua-Una, o asfaltamento já se aproxima da Vila de Boa Esperança e a drenagem está na comunidade de Santa Rosa. Para o gerente regional da SETRANS, a previsão é de que a obra esteja pronta em meados de junho. "Essa não é uma previsão da secretaria, mas, na verdade, minha. Nós estamos próximos ao problema e sabemos o que está acontecendo", frisou.

Nenhum comentário: