sexta-feira, 28 de março de 2008

CRIADA SUBCOMISSÃO PARA ACOMPANHAR AS AÇÕES DO GOVERNO NA AMAZÔNIA

A Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (12), Requerimento nº 310/2008, de autoria do Deputado Lira Maia (DEM/PA), criando Subcomissão Especial "destinada a Discutir as Políticas de Desenvolvimento Sustentável, implantação de Zoneamento Econômico-Ecológico e o Combate ao Desmatamento na Região Amazônica, bem como, acompanhar as ações do Governo Federal na Amazônia".
Segundo Lira Maia, a questão fundiária brasileira é sem dúvida alguma, de vital importância para o desenvolvimento da região Amazônica e, sempre vem à tona quando da existência de conflitos regionais ou de questões relacionadas à sua preservação.
Para o Parlamentar, a Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados tem a obrigação de participar e, principalmente, fiscalizar as ações do Governo Federal em relação ao desmatamento na Amazônia. "Nossa intenção ao propor a criação da Subcomissão Especial, é trazer não só o debate sobre o desmatamento para dentro da Comissão da Amazônia, mas também, integrar o Poder Legislativo nas discussões políticas que envolvem a Região, principalmente no que se refere a modernização da legislação ambiental brasileira, assegurando o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal".
Segundo Lira Maia, os produtores rurais, os pecuaristas, os madeireiros e todos aqueles que acreditam no potencial da Amazônia, não podem ficar a margem do desenvolvimento em relação ao resto do País, não podem ser marginalizados. A Região Amazônica possui um dos maiores, se não o maior, potencial de desenvolvimento e crescimento econômico brasileiro e, para isso, é necessária a imediata realização do Zoneamento Econômico-Ecológico na região, fundamental para se implantar o tão sonhado Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. "Não podemos pensar o Brasil sem pensar a Amazônia, sem considerar este grande potencial disponível que, com o emprego da inteligência, pode, sem dúvida alguma, além de preservar o meio ambiente, colocar o País como uma das maiores potências no mundo", concluiu o Deputado Lira Maia.

Nenhum comentário: