sexta-feira, 28 de março de 2008

TROPAS FEDERAIS REQUISITADAS AO TRIBUNAL

ALESANDRA BRANCHES
REPÓRTER


Os juízes eleitorais da Comarca de Santarém Silvio Maria e Mônica Maciel solicitaram ao Tribunal Regional do Pará o envio de tropas federais para atuarem nas eleições de outubro deste ano. Segundo os magistrados, alguns pontos de votação na 83ª e 20ª zonas eleitorais precisam de reforço policial a fim de garantir tranqüilidade aos eleitores durante o pleito de 2008.
"Bocas de urna, lei seca e desordens serão minuciosamente fiscalizadas. Quem for pego infringindo da lei será punido", destacou Silvio Maria, juiz que responde pela 83ª zona eleitoral, acrescentando que o reforço solicitado ao TRE é para ajudar o efetivo do policiamento militar de Santarém nas rondas ostensivas, haja vista que o mesmo infelizmente ainda é reduzido. "As duas zonas possuem centenas de postos de votação e diante disso, a solução é reforçar a vigilância pedindo auxílio das forças federais", explicou o magistrado que, junto à juíza Mônica Maciel, responsável pela 20ª zona, trabalharão para que a escolha dos vereadores e prefeito para a gestão 2009/2012, seja realizada em paz. "Queremos garantir a serenidade da hora da votação, e fazer com que os eleitores exerçam a sua cidadania sem que nada os perturbe", comentou o magistrado.
Com base em resoluções do Superior Tribunal Eleitoral, o juiz Silvio Maria destacou que as propagandas serão fiscalizadas."Não será permitida a propaganda em outdoors, colagem de cartazes em postes, vias e logradouros públicos, além do que será combatida a circulação de sons que perturbem o sossego da população", comentou acrescentando que a sociedade pode denunciar a veiculação de qualquer promoção pessoal com o bojo de candidatura antes do início da propaganda eleitoral. "Antes do dia 01 de julho, quando começa a propaganda, quem estiver fazendo campanha pode ser denunciado, sendo posteriormente punido", falou.
Os partidos terão até o dia 05 de julho para homologar a candidatura de seus filiados que concorrerão ao cargo de gestor municipal e a uma cadeira no legislativo.
A expectativa, segundo Silvio é de que o pleito em 2008 seja agitado. "Esse é primeiro ano que estamos à frente da justiça eleitoral e na certeza de que a votação será agitada, queremos evitar tumultos e outros transtornos desde já. Entretanto, queremos o apoio dos candidatos para que contribuam atuando de acordo com a lei, caso contrário, seremos mais rigorosos", frisou.

Nenhum comentário: