segunda-feira, 10 de março de 2008

Enfermeiros não aceitam plantão de 12 horas

Os enfermeiros da Sociedade Beneficente São Camilo - Hospital e Maternidade Sagrada Família estão tentando reverter a decisão da diretoria de trocar a jornada de trabalho de seis horas por 12 de folga para 12 horas de trabalho por 36 de folga. A casa de saúde já vem realizando este processo em alguns setores há alguns meses, mas agora estendeu para todos os profissionais.
A delegacia sindical dos funcionários hospitalares se manifestou na manhã da sexta-feira passada (29), de acordo com a diretora, Vânia de Lucena, o sindicato fará tudo o que puder para trazer de volta a jornada de seis horas por 12 de folga. Alguns funcionários estão encaminhando demissões após a decisão.
A diretora salienta que a jornada de 12 horas prejudica não só o profissional de enfermagem, mas também os próprios pacientes, que não receberão o mesmo tratamento se o profissional estiver cansado e indisposto. Além disto, ela salienta que muitos profissionais têm outras atividades lucrativas, fazem cursos e até mesmo faculdade para melhorar a sua qualificação e conseqüentemente o seu trabalho, mas com o novo sistema seria impossível continuar cursando. Além disto, há profissionais que trabalham no hospital há 15 e 20 anos, estes já tem idade avançada, portanto estão impossibilitados de suportar escalas de 12 horas, sendo que o número de pacientes é grande, pois além de Santarém a clientela vem de diversas cidades do Oeste do Pará.
Vânia salienta que o atual sistema de seis por 12 horas já vem sendo aplicado no local há anos, se tornando um direito do trabalhador.
A diretoria do hospital teria fixado em um mural o novo horário para plantão, começou a valer no último sábado (1º). O sindicato está com esperança de que a diretoria chame todos os funcionários nas próximas semanas para conversar sobre a situação. "O maior problema foi terem simplesmente mudado a nossa escala sem que nos consultassem se seria viável ou não, e para muitos não é. Vamos lutar com todos os recursos que temos para mudar esta situação e tentar voltar a trabalhar seis horas folgando 12, não simplesmente atendendo a uma vontade do empregador", explica Vânia.
Alguns profissionais de saúde, que possuem outras atividades no intervalo de 12h estão encaminhando demissões à direção e Vânia garante que além disto o próprio hospital pode vir a demitir aqueles que se recusarem a trabalhar no novo horário. Além desta mudança a casa de saúde implantou ainda um horário intermediário para duas funcionárias atenderem a demanda do bloco cirúrgico, que seria das 10 às 16h, diariamente.
Já a inspetora do Conselho Regional de Enfermagem, Adalgisa Lima Araújo, recebeu a reportagem de O Estado do Tapajós no hospital e mostrou que todos os setores estão funcionando normalmente. Ela, que trabalha no hospital, garante que não há problemas com a mudança no horário dos enfermeiros e sugeriu que a denúncia feita seria apenas um trote.
O diretor do conselho, Leidiberg Araújo, admitiu que o hospital está mesmo trocando os horários de trabalho dos funcionários e que o turno de 12 horas está funcionando em alguns setores já há algum tempo. Ele garantiu que a rede São Camilo possui 33 hospitais pelo país e que o de Santarém está sendo o último a adotar o plantão.

Nenhum comentário: