quinta-feira, 13 de março de 2008

Médico denuncia falta de condições de trabalho no Hospital Regional

O Estado do Tapajós recebeu com pedido de publicação a carta abaixo.
Seu teor confirma e amplia as denúncias formuladas por este jornaL quanto à iminência de fechamento do Hospital Regional do Baixo-Amazonas, com sede em Santarém.
Leia a íntegra da correspondência:


"Médico, 32 anos, bem sucedido,,financeiramente estável, família estruturada, amigos e esposa maravilhosos, um filho de 4 meses, hoje internado em uma UTI devido a provável infarto.
Para muitos a dúvida: por que alguém tão jovem nesta situação?
Muito diriam excesso de trabalho; outros, vida agitada. Mas a verdadeira resposta é que exercer a profissão com amor não é trabalho, é satisfação, é acordar cedo todo dia e saber que diante de você está alguém que você pode, de uma certa forma, ajudar com medicação certa, com uma palavra de conforto, ou simplesmente ouvindo-a. Saber que seu paciente é um senhor, poderia ser seu pai; se uma senhora, sua mãe; alguém de sua idade, seu irmão; e uma criança, seu filho. Saber que para você pode ser o centésimo paciente do dia, mas para ele você é o médico que pode lhe dar a esperança de cura.
Algumas pessoas, políticos ou outros desacreditados no ser humano podem dizer: ‘Infartou porque não recebe pagamento do Hospital Regional”. Ledo engano.
Como já falei, tenho excelentes condições financeiras, assim como minha família; um consultório particular que me dá condições para viver apenas dele, mas em contrapartida tenho um grande defeito, que na verdade, classifico como virtude: levo meu juramente profissional muito a sério, sou perfeccionista e quando me colocam em algum cargo de chefia tento dar o melhor de mim e assim começa a justificativa do meu atual quadro.
Há dois ou três meses fui chamado para atender no HospitAl regional. Finalmente vi a perspectiva de poder contribuir com o meu povo após 10 anos de preparação ( 6 anos de faculdade, dois anos de clínica médica e mais 2 anos de endocrinologia). Após um mês ascendi ao cargo de chefia da clínica médica e, posteriormente, ao de vice-diretor clínico.
Sabe-se que todo o começo é difícil e que ajustes precisariam ser feitos e as promessas seguiam por dias, semanas e nada...
Falta de medicamentos básicos como bicabornato de sódio, cloreto de potássio, gaze, antropina, entre outros. Isto mostra, além do despreparo e do desrespeito para com a população, também desrespeito com a equipe médica que fica sempre expostas a situações difíceis e insolúveis a curto prazo.
A equipe de enfermagem também sofre, e muito,, com a mesma situação.
Eu sempre ouvia: “Alvarenga, não se estresse”. Mas como não me estressar? Não há como fazer medicina desse jeito!
Como dormir tranqüilo sabendo que temos criança com suspeita de tumor cerebral e que não consegue fazer uma ressonância, pois não há contraste, que custa menos de R$ 2,00 a dose?; que não se corrige uma arritmia cardíaca por falta de cloreto de potássio; não se transfere um paciente da clínica para a tomografia por não ter bala de oxigênio de transporte e mangueira de oxigênio. As lamentações são muitas.
Recentemente houve uma reunião com o secretário-adjunto de saúde do estado, doutor Walter Amoras, onde um alto membro do governo, responsável pela licitação da Sespa disse: “Senhores médicos, os doutores precisam ler mais sobre direito e licitação”. Nesta ocasião estávamos ansiosos e cobrando com urgência os insumos para o bom funcionamento do serviço. Até hoje me arrependo de não ter me levantado e dito para esse senhor que era para ele se colocar no lugar do médico ou então no lugar do usuário que precisa do SUS para cuidar de sua saúde.
Por tido isso, nas atuais condições do Hospital Regional para os médicos, por falta de condições e por falta de respeito aos acordos já feitos, pelo atraso da remuneração por mais de 60 dias, e para aqueles que levam a medicina a sério, vai aí a recomendação: “O HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DO OESTE DO PARÁ FAZ MAL A SAÚDE”.

Dr. Alvarenga
CRM 8063"

3 comentários:

Anônimo disse...

Dr.Alvarenga,

Primeiramente espero que com a ajuda do nosso bom Deus o senhor possa recuperar-se e voltar a sua familia, ao seu trabalho e a nossa cidade. Precisamos do senhor não apenas atendendo seus pacientes mas também para enfrentar, denunciar e lutar contra o descaso do poder público, quer seja federal, estadual ou municipal (três esferas comandadas pelo PT).
É inadimissivel que os outros diretores possam compactuar com tamanho descaso com vidas humanas, onde está a oposição que permanece calada, omissa. Onde está o Ministério Público que entra em cena somente para proteger "mico leão dourado, ararinha azul e as questões ambientais".
Dr. Alvarenga o senhor teve um ato de nobreza ao mostrar que o Hospital Regional do Baixo Amazonas faz mal a saúde e todos aqueles que comandam este hospital também.
Apelar pra quem ??????????
Buscar socorro onde ?????????

Este é o goevrno que escolhemos........

Anônimo disse...

O fato narrado pelo médico é um escândalo. Revela a quantas pode ir o deboche de administradores públicos irresponsáveis em relação a milhares de pessoas que precisam de um hospital para se tratar.
Em outro país - um país sério -, isso certamente daria cadeia. Mas, por aqui, há pessoas reponsáveis por essa situação de olho em novas sinecuras, onde possam locupletar-se, adubar currais eleitorais e consolidar panelinhas políticas. Sempre de olho na próxima eleição.
A população de Santarém deve identificar esses irresponsáveis e desumanos e bani-los da vida pública.

Anônimo disse...

Dr. Manoel...
A gente ñ se conhece, mas trabalhamos de uma certa forma bem próximos. Sei mto bem do que estais falando, mas eu gostaria de dizer para todo mto q puder ler as nossas palavras o tanto q éis importante para nossa cidade, mto além de ser o único endócrino do SUS todos q te rodeiam sabem o tanto q éis humano e amas a profissão q exerce e gostaria q ao menos a metade dos políticos Paraense tivessem, amor pela profissão e pelo próximo... Quero pedir encarecidamente para vc Dr. Manoel Alvarenga q ñ permita q esse "Baláio de Gato" lhe separe da gente, pois precisamos mto do seu conhecimento, deixe que o tempo se encarregue de mostrar ao povo daqui quem "eles" realmente são. Ñ adianta abraçar uma causa aonde o maior privilegiado se acovarda e abaixa a cabeça. O Oeste do Pará ja tem por sina sofrimento na sua história e ñ vai ser vc quem vai mudar os maus costumes de um povo. Só iremos aprender a viver qdo aprendermos a VOTAR... Cada um tem o líder que merece!!
Fica com Deus!
Teu amigo e fã incondicional!!!