segunda-feira, 10 de março de 2008

SANTARENO AINDA DESCONFIA DA EFICÁCIA DOS GENÉRICOS

GISELE DE FREITAS
REPÓRTER


As farmácias da cidade não trabalham com grandes quantidades de remédio genérico porque o consumidor santareno desconfia da qualidade do mesmo e prefere pagar mais caro pela fórmula original. A situação já foi pior, no ano de 2000, um ano depois dos genéricos adentrarem no mercado farmacêutico, apenas uma farmácia da cidade dispunha de uma pequena quantidade dos mesmos. As redes de farmácias têm investido na informação, garantindo ao cliente que os genéricos apresentam a mesma qualidade que os demais remédios, na tentativa de aumentar o consumo dos mesmos.
Na farmácia Extra Farma, a farmacêutica Adalgisa Azevedo afirma que a procura pelos genéricos tem aumentado a cada dia, mas que ainda assim, muitos clientes desconfiam da qualidade e acabam levando as marcas famosas. Os atendentes da farmácia têm procurado explicar aos clientes que os genéricos são confiáveis e têm qualidade garantida, sendo testados pelo laboratório que os fabrica e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "O que encarece os medicamentos convencionais é o tempo que os laboratórios levam pesquisando as fórmulas e as propagandas que fazem em cima. Os laboratórios que fabricam genéricos pegam uma fórmula pronta e a fazem, após testam e colocam a venda sem fazer propaganda, por isso são mais baratos, mas não deixam de ter qualidade" destaca Adalgisa. Na Extra Farma, cerca de 40% dos remédios que são vendidos possuem também uma fórmula genérica.
O gerente de três farmácias da rede Primavera informou que as lojas têm cerca de 5% a 10% de genéricos disponíveis, variando a quantidade de acordo com a farmácia. O gerente garante que entre os clientes que compram na farmácia apenas uma pequena minoria prefere os genéricos, sendo que as pessoas menos esclarecidas não aceitam outro nome que não seja o mesmo receitado pelo médico, o que leva a farmácia a trabalhar menos com genéricos e mais com remédios convencionais. O gerente ainda garantiu que os médicos fazem propaganda dos remédios que recebem amostras dos laboratórios, e estes são mais procurados pelos clientes. "A desconfiança é muita, por isso não temos muitos genéricos" garantiu.
Nas menores farmácias a situação se repete. A proprietária de uma drogaria no centro da cidade, Joana Cunha, garante que os clientes não confiam nos genéricos e que por isso não os possui em grande quantidade para comércio. Ela confirma que os atendentes fazem as indicações, mas que ainda assim os clientes preferem pagar mais caro e comprar um remédio convencional. Em outra farmácia, o proprietário Celivaldo Rego garante que 50% ou mais dos clientes desconfiam dos remédios genéricos, mas que a farmácia dispõe dos básicos, os que saem com mais freqüência, pois algumas pessoas que já conhecem a qualidade dos mesmos aceitam comprá-los.

FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL

O santareno que confia na qualidade dos genéricos tem mais uma opção de compra, a Farmácia Popular do Brasil, que funciona na cidade há dois anos e dispõe de 94 medicamentos dos mais diversos tipos e com preço cerca de 90% inferior ao preço de mercado. Para comprar no local basta possuir receita médica.
A farmacêutica e gerente da farmácia, Michele Pontes, garante que há muita procura pelos medicamentos no local, tanto de pessoas atendidas em órgãos de saúde públicos quanto em privados. A farmácia atende as receitas medicas e odontológicas e vende os medicamentos a preço de custo. Michele garante que muitas vezes as pessoas têm acesso a consultas médicas e odontológicas, mas não têm condições de comprarem o medicamento indicado. "Para comprar aqui a pessoa tem de ter prescrição médica, até para evitarmos a automedicação. Quem toma remédio contínuo como para pressão e diabetes, a receita vale por até um ano, que é o tempo máximo para a pessoa fazer uma reconsulta" salienta.
A professora Ana Maria Guimarães garante que o preço na farmácia popular é mais em conta. "Ficou mais fácil para quem tem um salário baixo comprar remédio. Aqui na farmácia não falta e se acaba algum medicamento em menos de uma semana já chega mais" relata Ana.
Confira abaixo o preço médio dos remédios sinvastatina (para colesterol), omeprazol (para estômago), metiformina (para diabetes) e enalapril (hipertensão). Estes remédios são os mais procurados na Farmácia Popular, os preços foram levantados em uma farmácia qualquer e comparados ao da Farmácia Popular. Os nomes e preços dos remédios podem variar de acordo com o laboratório que os produz.

Nenhum comentário: