quinta-feira, 8 de maio de 2008

89% da população de Juruti apóiam o empreendimento mineral da Alcoa

Paulo Leandro Leal
EcoAmazônia

A maioria esmagadora da população do município de Juruti, no Oeste do Pará, é favorável à implantação da mina de bauxita da Alcoa. Pesquisa realizada pelo Ibope em janeiro deste ano a pedido da empresa, divulgada esta semana, revela que 89% dos moradores apóiam o empreendimento mineral e que, portanto, apenas 11% da população mais diretamente afetada pelo projeto são contra a sua instalação.
Segundo o Ibope, 54% da população jurutiense são expressamente favoráveis ao empreendimento e outros 35% dizem aceitar o projeto e não manifestam nenhuma restrição ao mesmo. A pesquisa revelou ainda que 61% da população afirmam que as obras de implantação da mina melhoraram a sua vida e de sua família. 64% vêem o empreendimento como importante para si e seus familiares, 76% consideram importante para o desenvolvimento de Juruti e 79% julgam o projeto importante para o Estado do Pará.
"O resultado desta pesquisa vem, sem dúvida, confirmar o apoio popular ao nosso projeto, que já havia sido demonstrado por ocasião das audiências públicas realizadas em 2005, em Juruti, Belém e Santarém, que contaram com a participação de mais de seis mil pessoas", comemora Franklin Feder, presidente da Alcoa na América Latina. Para Feder, os resultados também coroam os intensos esforços da empresa no sentido de assegurar o bom entrosamento e a parceria entre a comunidade local, o poder público estadual e do município e as organizações não governamentais, no sentido de proporcionar a melhora sustentável da qualidade de vida da população de Juruti.
De acordo com o Ibope, as opiniões se baseiam em diversos benefícios citados pelos entrevistados, desde a geração de empregos e as melhorias na infra-estrutura urbana e rural, até os investimentos realizados pela Alcoa na qualificação profissional e no fortalecimento do sistema de saúde pública. A geração de emprego e aumento de oportunidades para a população local foram lembrados por 55% dos entrevistados. Melhorias em ruas e estradas por 34%. Ações na área da educação, como cursos profissionalizantes, por 17%.
Outro resultado importante é que mais de 80% dos jurutienses consideram a Alcoa uma empresa honesta, que paga os seus impostos, competente e séria e que presta serviços de qualidade. Outros 70% acreditam que a empresa é de confiança e chega a 77% o índice dos que acham que a Alcoa respeita as leis. Com relação ao meio ambiente, 68% dos entrevistados avaliam que a mineradora é preocupada com a questão ambiental e a maioria concorda que a empresa busca devolver ao meio ambiente tudo o que dele retira.
As ações da Alcoa na área de responsabilidade social também foram aprovadas pela população de Juruti. 94% da população avaliam que a empresa gera muitos empregos e destacaram benefícios como o desenvolvimento da mão-de-obra local e o apoio ás áreas de cultura, educação e saúde. Para a direção da empresa, os resultados mostram que a Alcoa está no caminho certo na busca pela implantação de um projeto de mineração que seja modelo de sustentabilidade e desenvolvimento para a Amazônia.
Lideranças - Além de levantar a opinião da população de Juruti sobre o projeto da Alcoa, o Ibope fez entrevistas qualitativas junto a jornalistas, políticos e lideranças comunitárias e empresariais de Juruti, Santarém e Belém. Esta pesquisa qualitativa revelou que os formadores de opinião avaliam o empreendimento como irreversível, que Juruti passa por um acentuado processo de transformação e que será possível fazer um antes e um depois. O aumento da atividade econômica, a chegada de empresas grandes, obras de infra-estrutura antes impensáveis e novas oportunidades de emprego e renda são apontados como pontes fortes do projeto.
Os formadores de opinião entrevistados pelo Ibope demonstraram algumas preocupações com relação à implantação da mina de bauxita da Alcoa em Juruti. A principal delas é o crescimento muito rápido da região e os problemas ocasionados pela implantação de grandes projetos. No entanto, as lideranças destacaram as ações da empresa para evitar estes problemas, como a formação de grupos de trabalho, a integração com a comunidade e a criação do Conselho Juruti Sustentável.
A presidência da empresa garantiu que as ações que levaram a este alto índice de aprovação serão mantidas e aprofundadas. "Continuaremos a agir, como vimos fazendo até agora, de maneira a assegurar que, sempre como hoje, faremos por merecer este apoio da população ao nosso empreendimento em Juruti", finaliza Franklin Feder.

Nenhum comentário: