quinta-feira, 8 de maio de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto


Acontecimentos de 1960

A volta dos ladrões
Em março de 1960, O Jornal de Santarém observava que ladrões voltavam a agir na cidade, como fizeram dois meses antes. Numa noite assaltaram o estabelecimento comercial de Gentil & Cia., carregando 180 mil cruzeiros do cofre, que, "por descuido", não fora trancado com o segredo. No dia seguinte o assalto foi à casa do "alto funcionário" da firma I. B. Sabbá, Laíre Cavalero, na rua Floriano Peixoto. Os ladrões levaram 27 mil cruzeiros, que estavam no bolso da calça do dono da casa.A ladroagem ainda era amadora.
Vandalismo
De O Jornal de Santarém de março de 1960:
Um indivíduo qualquer, naturalmente desses que possuem a alma denegrida pela perversidade, algum vagabundo noturno, penetrou às caladas da noite de quinta-feira última no cemitério de N. S. dos Mártires com a finalidade profanadora de quebrar as cruzes de mármore, que guarneciam os mausoléus das sepulturas dos srs. Germano de Sena Gentil e d. Eponina Coelho Gentil, sogros do sr. Aderbal Tapajós Caetano Corrêa.
Não se pode atinar que estranho prazer poderia ter sentido esse abutre com forma humana, em destruir duas cruzes, que por serem cruzes representam o símbolo da cristandade, o que naturalmente não está na compreensão desse vândalo, capaz de cometer profanação maior, violando sepulturas, perturbando nesse prazer macabro o dono eterno dos mortos.Precavenha-se porém esse cretino, porque as providências estão tomadas para apanhá-lo noutra investida condenável.
Estrada
O vereador Júlio Walfredo Aguiar pediu ao presidente Juscelino Kubitscheck, em junho de 1960, "solicitando que logo após o término da Estrada Acre-Brasília sejam os topógrafos e seus equipamentos transferidos para dar início da estrada Santarém-Cuiabá, o que vem concretizar a aspiração desta Amazônia lendária e esquecida". O requerimento foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.
Porto
A Grubima (Grumbiff do Brasil S/A) foi a vencedora da concorrência aberta em 1960 pela SPVEA (Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia) para elaborar os projetos para a construção do porto de Santarém. Venceu outras duas empresas, que também apresentaram propostas, com o valor de 8,37 milhões de cruzeiros.
Mojuí dos Campos
Em março de 1960 o governador Moura Carvalho baixou ato criando a Colônia Agrícola de Mojuí dos Campos, um centro de produção agrícola formado por imigrantes nordestinos em terras férteis do planalto santareno, à margem de um igarapé de água corrente e limpa. Nessa época, por causa do desenvolvimento do núcleo, nele já se haviam instalado oito casas comerciais. O seu representante político era o vereador Júlio Walfredo de Aguiar, também de origem nordestina e do mesmo partido do governo do Estado, o PSD (Partido Social Democrático).

Nenhum comentário: