sexta-feira, 23 de maio de 2008

Canoístas vão repetir aventura pelo rio Amazonas em 2009

Gisele de Freitas
Repórter


Os quatro canoístas que partiram de Santarém para Belém no início do mês completaram com sucesso a aventura pelo rio Amazonas. Os santarenos Jaime Godinho e Ivaldo Rostande retornaram para casa na manhã da última terça-feira (20) e trouxeram consigo diversas homenagens que receberam na capital, além do troféu de terceiro lugar em uma competição que participaram em Tocantins a convite da Associação Ecológica de Canoagem e Vela de Belém (AECBEL). O desafio foi tão apreciado pelos atletas que deverá acontecer uma vez por ano, sempre no mês de maio. Para 2009 os canoístas já esperam poder contar com a participação de atletas de outros estados ou até países. Os atletas ainda reclamam da falta de incentivo por parte do governo e empresariado santareno.
A aventura pelo rio Amazonas durou 16 dias. Ivaldo relata que já havia feito o percurso em 1997 com outro companheiro e os dois bateram o recorde de nove dias remando até Belém. Já Jaime está na canoagem há 11 anos e nunca tinha participado de aventura de tantos dias. Ele relata que o máximo que já havia remado foram quatro dias, vindo de cidades como Parintins, Terra Santa e Porto Trombetas. Nos primeiros dias de viagem até Belém os atletas afirmaram que sentiram dores musculares e que no final das tardes já estavam cansados. Era a hora em que paravam em cidades ou comunidades ribeirinhas paras passar a noite e descansar, pois pegavam cedo no remo no outro dia. Nesta viagem os canoístas não tinham data certa para chegar, pois entre os atletas de Belém um tem mais de 50 anos e o outro tem uma perna amputada, o que os impedia de remar excessivamente durante o dia.
"O mais legal destas viagens é conhecer as comunidades ribeirinhas. Lá nós dormimos, experimentamos a culinária local e fizemos até amizades, pena que as deixamos para trás, mas um dia queremos voltar e rever estas pessoas" destacou Ivaldo. Os atletas contam que ensinaram aos ribeirinhos a fazer coletes salva vidas usando garrafas pet.
A aventura agradou tanto aos atletas que em 2009 está programada outra viagem até Belém, mas desta vez os atletas esperam contar com a participação de mais companheiros e receber mais patrocínio. "O convite já está de pé para quem se interessar. Vamos fazer de novo no ano que vem e em todos os anos. Os canoístas que querem conhecer a Amazônia e as comunidades ribeirinhas devem participar" destacou Jaime. O novo percurso deverá ser feito por volta do mês de maio, época em que o Amazonas está mais cheio e os canoístas encontram melhores condições para remar.
No total, os canoístas remaram 114 horas, descontando o tempo que paravam para almoçar. Eles afirmam que a rotina era de cinco horas pela manhã e mais quatro na tarde, houve momentos no caminho em que a equipe pegou tempestades, chuvas fortes e ventos, mas não teve problema para realizar o percurso. Eles comemoram a boa recepção que tiveram na capital, e de lá partiram para Palmas, onde participaram de uma competição pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBC) e ficaram em terceiro lugar. Entre os atletas que receberam premiação apenas o quarto colocado não era paraense.
Para 2009 as paradas nas comunidades vão contar com palestras sobre educação ambiental. Nos próximos dias os atletas vão voltar a Belém para receber da prefeitura da capital uma medalha de condecoração pela travessia. Eles já receberam certificados e troféus da CBC e AECBEL. Nos próximos meses as aventuras deverão acontecer na região oeste, pois os canoístas estão se preparando para competir em setembro no Rio de Janeiro nos jogos da CBC.

Nenhum comentário: