terça-feira, 27 de maio de 2008

Células-tronco: Ignorância e preconceito

Rosana Hermann

O preconceito é uma chaga. É um horror. E é justamente porque ele está em todo lugar e em todos nós, em diferentes escalas, precisa ser combatido o tempo todo. Não adianta combater o colesterol ruim, os vícios, se não combatemos o preconceito de uma forma geral.E um dos maiores preconceitos que temos é com outra chaga, a ignorância. A começar pelo preconceito em relação à própria palavra 'ignorância'.
Muita gente acha que 'ignorância' é só sinônimo de grosseria e não percebe que a ignorância é o mal do mundo, no sentido de ignorar, não saber, e pior, não querer saber, não querer conhecer os fatos.Uma grande parte das pessoas forma opinião sem conhecimento usando apenas a ignorância e o preconceito como base. Muitas vezes acompanhada de outros elementos como o fanatismo.
Prova disto está nesta manifestação contra o uso de células-tronco. Numa foto, vemos manifestantes usando camisetas com os dizeres 'sim à vida e não ao aborto' . Não parece ser uma coincidência e sim uma mensagem intencional. Mas a pergunta é... o que é que o aborto tem a ver com as células tronco? Nada. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ninguém vai provocar um aborto para pegar o embrião para pesquisa!! Quem pensa isso está totalmente equivocado. Associar aborto com pesquisa de células tronco embrionárias é como associar comunista com comedor de criancinhas ou, em termos medievais, mulheres com bruxas. Isso só vem a provar que as pessoas estão associando coisas erradas, sem conhecimento de fato. A pesquisa com células tronco embrionáris seria feita com embriões excedentes, os que não seriam mais utilizados pelos casais responsáveis pelos respectivos óvulos e espermatozóides que formaram os embriões.
Por exemplo: digamos que um casal quer ter filhos, vai a uma clínica de fertilidade. Lá, os espermatozóides do homem e óvulos da mulher são 'colhidos' e a fertilização, a fecundação, o encontro do óvulo com o espermatozóide é feito in vitro. São produzidos embriões que são então colocados no útero da mulher que vai gestá-los. Pelo que sei, muitas vezes são colocados vários embriões para garantir o sucesso do tratamento, o que resulta em muitos casos de gêmeos ou trigêmeos.
Alguns embriões excedentes são conservados a baixas temperaturas (criogenia). Se o casal decidir ter mais filhos pelo mesmo métodos eles usam os embriões. Depois de um certo tempo, se o casal não quiser mais filhos, eles precisam autorizar o descarte destes embriões. São estes embriões que seriam usados para pesquisa com células-tronco. Sou totalmente a favor de discussões teológicas, filosóficas, científicas, sociológicas sobre o início e o fim da vida.
Afinal quando a vida começa? É na fecundação do embrião? É na formação do cérebro? Um embrião tem alma? Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Um embrião fertilizado num laboratório não é um aborto, pelo amor de D'us! Eu tenho muito medo da ignorância.
Porque a ignorância se alastra em solo fértil para isso, especialmente entre pessoas preconceituosas que não querem aprender nada e preferem ficar na ignorância. Sustentadas, é claro, por muita gente que também tem interesse em manter os ignorantes neste estado de fácil manipulação.
Fiquei realmente revoltada. Eu tenho muita esperança que as pesquisas com células-tronco embrionárias possam trazer muita, muita vida, muita qualidade de vida, para muitos doentes e deficientes. São células 'coringa', podem transformar-se em qualquer tecido, órgão, neurônios tudo. Elas são derivadas do blastocisto, que é o nome que se dá ao estágio do embrião depois de 4 ou 5 dias da fecundação.
A pergunta é: o que essas pessoas que são contra o uso de células tronco embrionárias, sugerem que se faça com os embriões que estão agora, congelados e que não serão utilizados? Ou elas também são contra a fertilização assistida, que permite a tantos homens e mulheres a felicidade de gerar filhos?
Lembrando, isso não é uma discussão sobre aborto mas sobre o uso de embriões congelados excedentes para fins de pesquisa.
Leia mais:.

Entenda o que são células-tronco embrionárias .

Cientista da USP defende pesquisas com células-tronco embrionárias.

Oito razões para permitir a pesquisa com células-tronco embrionárias no Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

Sei que no meu comentário não a nada de pertinente ao tema!Há verdade é que estou em S.P e preciso mandar um caminhão para Santarém,você sendo tão bem informado sobre a região tem como me dizer se consigo chegar em Santarém através da 163(Cuiabá-Santarém)?Grato pela atenção.SUCESSO. Marcelo M.(amcia@uol.com.br)