segunda-feira, 12 de maio de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Santarém, 1960
A cidade tinha 23.654 habitantes nesse ano, segundo recenseamento preliminar do IBGE.

O DIA-A-DIA

*Os santarenos não tiveram dúvida: apesar das nuvens carregadas e baixas impossibilitarem uma boa visão, a fumaça branca deixada por um "misterioso aparelho", naquela terça-feira de junho, deve ter sido o rastro do satélite Atlas III, "o mais aperfeiçoado engenho teleguiado, enviado ao espaço sideral pelos técnicos norte-americanos". O satélite "passou por Santarém em velocidade incrível, despertando a atenção da população". Talvez não por mera coincidência, na mesma época começou a passar sobre a cidade o jato da linha Miami-Santiago do Chile. Com menos mistério, é claro.

*Por falta de combustível, a Tecejuta, a fábrica de fiação e tecelagem de juta da Prainha, foi forçada a limitar por alguns dias a luz que fornecia à cidade, desprovida de outra fonte de energia. Às 10 da noite Santarém ficava às escuras.

*Na sede do PSD, na rua Floriano Peixoto, no período pré-eleitoral, o partido mantinha "fotógrafo e pessoal habilitado para atender quem queira alistar-se eleitor". Os vereadores José Saraiva Macedo e Belarmino Paiva, considerados "a dupla bossa nova do PTB", bateram o recorde de alistamento: fizeram 2.233 eleitores.

*Durante uma única semana, em abril de 1960, Santarém teve três prefeitos: Ubaldo Corrêa, o titular; e os vereadores Serique e Belarmino, este presidente da Câmara Municipal, que o substituíram em sua ausência.

*Apesar de pertencerem à coligação, Nestor Orlando Miléo e seu irmão, José Miléo, apoiaram o candidato do partido adversário, o PSD, ao governo do Estado, em 1960. Também Guilherme Imbiriba Lisboa e Aurélio Imbiriba da Rocha se aliaram a Aurélio do Carmo, que venceu a disputa.

*O casal Dácio e Aida Campos comemorou o aniversário de sua "jovem e linda filha", oferecendo-lhe "momentos de intensas alegrias", junto a suas colegas e pessoas "do círculo de relações de sua família". Ieda cursava "com aplicação" a terceira série ginasial do Colégio Santa Clara.

*Santarém acordou mais cedo, na madrugada de 12 de maio de 1960, "com o estrugir de foguetes nos quatro cantos da cidade", que davam início às comemorações pelo aniversário do juiz de direito da 1ª vara da comarca, Alberto de Chermont Raiol. "Uma banda de música executou partituras apropriadas, na alvorada do grande dia em homenagem ao aniversariante, que deve ter ficado surpreendido e ferido na sua proverbial modéstia, com tantas demonstrações de carinho", atestou a crônica jornalística.

*Dário Mendes Coimbra, sócio-gerente da firma Coimbra & Irmãos, também foi surpreendido em sua "confortável residência" por alvorada que os amigos fizeram, à zero hora do dia do seu aniversário, a 26 de maio.

*Houve festa para comemorar os 15 anos de Maria Luiza, a "linda garota estudiosa, meiga e educada", filha do juiz Manoel Cacela Alves e da senha Elba Alves, que colhia, assim, "mais essa flor perfumada no jardim florido de sua venturosa e despreocupada existência". Maria Luiza cursava "com brilhantismo" a 1ª série do curso ginasial do Colégio Santa Clara.

*Foi já em casa nova, na travessa dos Mártires, que Laudelino e Carmita Silva festejaram o aniversário de seus filhos, Regina Maria, Vera Lúcia e Paulo Roberto.

*Com "os mais variados tipos de uísque", Alfredo Ferreira Coelho, o "benquisto" comerciante Alfredinho, comemorou sua data natalícia.

*Aloysio Melo, médico da Casa de Saúde São Sebastião, comprou uma "notável" caminhonete Rural Willys.

Nenhum comentário: