segunda-feira, 26 de maio de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto


Santareno na SPVEA

No dia 16 de maio de 1959, Elias Pinto fez sua primeira viagem ao Baixo-Amazonas depois de nomeado membro da Comissão de Planejamento e presidente da subcomissão de crédito e comércio da SPVEA (Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia), a antecessora da Sudam, criada em 1953, com sede em Belém.
Primeiro esteve, por uma hora, em Monte Alegre, atendendo convite de amigos e correligionários. Depois seguiu para Santarém no barco "Souza Filho", cedido por seu proprietário, Isaías de Souza. Ao aproximar-se do trapiche de Santarém, a embarcação foi comboiada por várias outras. Quando atracou, às nove da noite, o político foi recebido por uma multidão de pessoas que se aglomeravam no local desde duas horas antes, ao som do Jazz Vitória Régia, de sirenes e de fogos.
Mas ao invés de se dirigir diretamente ao Bar Mascote, onde seria homenageado com um banquete de 60 talheres, Elias Pinto decidiu atender a "insistência do povo humilde que o foi receber": seguiu para a Praça Rodrigues dos Santos, "onde teve lugar um vibrante, embora improvisado comício", segundo o relato de O Jornal de Santarém (edição 964, de 23 de maio).
Falaram: Ronaldo Campos, em nome da juventude santarena; deputado federal Océlio de Medeiros, em nome do governador Magalhães Barata, "que se congratulou com o povo mocorongo pela investidura de um conterrâneo para tão importante cargo", e, "sob intensa salva de palmas", o próprio Elias Pinto, "líder do trabalhismo em todo o Baixo-Amazonas".
Em "vibrantes palavras", disse que seus adversários "julgavam-no derrotado porque o venceram numa eleição fraudulenta e facciosa [vencida no ano anterior por Ubaldo Corrêa], mas, entretanto, ali estava vitorioso, com possibilidades de ajudar o povo amigo e sincero de Santarém". Garantiu que "não trazia rancores e sim perdão para seus inimigos e atacantes, ao contrário do atual Prefeito, que, sabidamente, vinha e vem injustiçando alguns funcionários municipais, principalmente humildes e indefesas professoras, acusados do crime de simpatizantes" da sua candidatura. Afirmou estar inclusive disposto a colaborar com o prefeito adversário, "liberando e fiscalizando a aplicação de verbas da Valorização para a construção do porto da cidade e de escolas para a infância" da região.
Acompanhado de "grande massa popular", Elias Pinto retornou ao Bar Mascote, onde teve início o jantar, presente "o que Santarém tem de mais representativo". A homenagem durou até meia-noite, dela participando vários oradores. Primeiro, Epifânio Melo de Oliveira, que falou "da sinceridade e do desinteresse com que seus verdadeiros amigos que faziam aquela homenagem"; o jovem Ronaldo Campos, "mais uma vez em nome da juventude santarena"; Antônio Simões, em nome do Rotary Clube; Manoel Jesus Moraes, como representante da Associação Comercial do Baixo-Amazonas; deputado Océlio de Medeiros, como representante do governador, "que ressaltou a grande responsabilidade que o Sr. Elias Pinto arcava com sua investidura e a confiança que tinham os seus amigos de que S. Excia. saberia honrar a mesma, como até aqui vinha honrando todos os cargos públicos que havia ocupado". "Visivelmente comovido pelas manifestações", Elias Pinto agradeceu e disse que tudo faria pelo engrandecimento e progresso de Santarém e do Baixo-Amazonas.
No dia seguinte, domingo, uma comitiva "de pessoas amigas, logo engrossada por inúmeros admiradores", foi buscá-lo na casa de Dácio Campos, onde se hospedara, e levá-lo para nova homenagem: um churrasco "oferecido pelo povo" e realizado na esquina da rua Galdino Veloso com a Travessa 15 de Agosto. Ao som de uma banda de música, o grupo se dirigiu ao local da manifestação, "profusamente embandeirado e repleto de representantes do povo".
Nesse churrasco falaram Walter Matos, "oferecendo, em nome do povo, aquela manifestação"; Ismael Araújo, presidente do diretório municipal do PSD; deputado Océlio de Medeiros; e Elias Pinto, "que em rápidas palavras agradeceu a homenagem e anunciou a aliança PSD-PTB para a próxima campanha política estadual, em torno do Dr. Lobão da Silveira ao Senado da República".

Nenhum comentário: