segunda-feira, 30 de junho de 2008

Construção civil e comércio são setores que mais empregam em Santarém

Alesandra Branches
Repórter


Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em Santarém os setores que mais empregaram nos últimos meses foram construção civil e comércio. Nos dados mais recentes o comércio apareceu com saldo positivo de 79 contratações com carteira assinada e a construção civil com 97. Os setores madeireiro e serviços apresentaram as maiores quedas deste ano. O setor de serviços apresentou saldo negativo de 43 funcionários e o madeireiro de 22. O setor agropecuário também está em queda. No último mês o saldo foi negativo de seis funcionários. De acordo com Carlos Matos, gerente geral do Ministério do Trabalho em Santarém, os números de contratações estão positivos este ano, mas seriam ainda mais se todos os trabalhadores tivessem carteira assinada. A fiscalização deverá aumentar nos próximos meses.
Matos afirma que o Ministério possui dois fiscais para conferir nas empresas se os funcionários possuem carteira assinada, há pouco tempo atrás havia apenas um fiscal. Segundo o gerente a partir de agosto Santarém deverá passar por uma fiscalização mais rigorosa, pois a agência contará com mais fiscais. Para Matos os principais problemas em relação à falta de carteira assinada estão nos setores madeireiro e na construção civil. Todos os setores deverão ser fiscalizados, além da carteira de trabalho assinada corretamente também interessa para o Ministério se os funcionários estão cumprindo a carga horária adequada e recebendo hora extra se for o caso. A mudança de fuso horário é um dos motivos que leva a agência de Santarém a fiscalizar as empresas. "Os empresários podem estar querendo aproveitar mais o dia e esquecer que os funcionários não podem trabalhar mais do que sua jornada. Se isto estivera acontecendo o funcionário pode vir aqui conosco e fazer uma denúncia" destacou Carlos.
O gerente relata que a situação de empregos em 2008 é positiva em Santarém. No mês passado o saldo foi positivo de 100 vagas e já são 371 novas contratações ao longo deste ano. Nos últimos 12 meses o saldo positivo é de 853. Matos lembra a crise do ano de 2005, em que a soma total de contratações finalizou em 247, que já foi superado em menos de seis meses neste ano. Já em 2004 foi o ano em que Santarém mais empregou nos últimos quatro anos, para o gerente a expectativa é ultrapassar 2004. No comparativo com 2007 no mesmo período do ano apenas 15 novas vagas haviam sido criadas no mercado, contra 371 deste ano. Nos primeiros meses do ano apenas 2004 teve um saldo superior ao de 2008, que foi de 444 contratações. A nível estadual e nacional o saldo de contratações também é positivo, no Pará o saldo é de 3.126 novas contratações e em todo país o saldo é 1.051.946 empregos com carteira assinada.

Nenhum comentário: