quinta-feira, 12 de junho de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

O engenheiro prefeito

Mestre Virgílio, "competentíssimo mestre de obras", foi o responsável pela orientação da concretagem da Travessa dos Mártires, iniciada em março de 1961, juntamente com a rua 15 de Agosto. Pequenas lajes de concreto eram assentadas sobre o solo e juntadas umas às outras por asfalto. A obra, dessa maneira, se tornaria mais resistente ao desgaste pelo uso e por causa das condições naturais da região.
Era o que garantia o jovem engenheiro Ubaldo Corrêa, ao dar partida a um programa de obras que se propunha a "remover essa pedraria que foi jogada sobre o leito das ruas e banhada com água de cimento, apresentando um calçamento irregular, se é que se podia chamar de calçamento para essas pedras pontiagudas que ao em vez de facilitar, prejudicavam o tráfego dos veículos com rodado de pneu", assegurava O Jornal de Santarém, que apoiava a administração municipal (o redator responsável passou a ser Geraldo Pereira, secretário municipal).
E lembrava o passado recente da cidade, com "semanas inteiras sem haver uma gota de água nas torneiras", a iluminação pública "deficiente, sempre faltando", que deixara Santarém às escuras durante um semestre inteiro ("ninguém tinha coragem de sair durante a noite porque a escuridão era completa").
Propunha o jornal "que se faça uma pequena comparação entre a Santarém de ontem e a Santarém de hoje, governada por um jovem operoso, febril na realização de empreendimentos de envergadura, uma energia moça a serviço da terra, inteligência prodigiosa a traçar pelo equilíbrio da visão e pelo conhecimento da matemática dos cálculos positivos, planos e diretrizes pelo progresso da cidade, que se vai aformoseando aos poucos, de acordo com os limitados recursos de que dispõe a Prefeitura Municipal".
E citava as obras realizadas e em andamento, como "os melhoramentos que está recebendo o Trapiche Municipal, com um notável prolongamento para o rio e a construção de um tablado lateral para embarque e desembarque de passageiros e bagagens". Anunciava para breve "o gigantesco trabalho de recuperação da rua João Pessoa, que será remodelada em todo o seu alongamento, incluindo a praça da Matriz".

Nenhum comentário: