quinta-feira, 5 de junho de 2008

PRODUTORES FAZEM FILA NA ADEPARÁ APÓS FINAL DA GREVRE

GISELE DE FREITAS
Repórter


Os produtores rurais lotaram a sede da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) em busca de confirmação das vacinas que fizeram em seus rebanhos. De acordo com os produtores, a greve da agência que durou cerca de dez dias, atrasou a emissão das Guias de Transporte Animal (GTA), que só podem ser emitidas após a vacinação ser confirmada. Produtores revelaram que muitos conhecidos venderam animais sem a GTA com medo de ter prejuízos pela greve da agência.
A greve da agência acabou prejudicando, além da confirmação das vacinas, alguns produtores desinformados. Raimundo Ferreira dos Santos, que cria gado na região do Corta Corda no rio Curuá-Una, afirma que veio da comunidade e está em Santarém desde a última quinta-feira (26) e só foi atendido na segunda (2). "A greve acabou, mas nós esperamos que algumas coisas mudem. Eu, por exemplo, gasto R$ 40,00 para vir até aqui, perco um dia de trabalho e tenho de esperar horas na fila na Adepará e mais um tempo no banco para pagar uma guia de R$ 1,50, isto não podia ser assim", reclamou o produtor.
O produtor Celso Otávio Castro, de Aracapina, afirmou que nem todos os pecuaristas da região esperaram pelo fim da greve, alguns venderam animais mesmo sem a GTA. "Esta greve nos assustou e ter de vir aqui antes fazer a confirmação da vacina para depois solicitar a GTA acabou deixando muitos sem escolha e eles venderam sem a guia mesmo. Sabíamos que eles estavam liberando GTA para abate, mas quem ainda não tinha confirmado a vacina não podia pedir a guia e eles não estavam fazendo a confirmação. Atrasou mesmo" destacou.
Os produtores Cleiditon Jânio, de Aracapina, Joaquim Alves Souza, de Santarém Jabuti e Romoaldo Pereira Lima, de Palhal do Una afirmam que chegaram na agência por volta das 7h30min, antes mesmo que ela abrisse e não tinham esperança de deixar o local antes das 12h. "Quando dá fila assim nunca a gente sai antes do meio dia" afirmou Romoaldo. Todos os produtores entrevistados estavam em busca da confirmação da vacinação contra a febre aftosa, documento sem o qual não podem solicitar a GTA, os produtores estavam providenciando a documentação o mais rápido possível para voltar a vender gado.

Nenhum comentário: