sexta-feira, 20 de junho de 2008

PT estadual mantém negociações sobre aliança em Santarém

Paulo Bemerguy, do Espaço Aberto:

Assim como a prefeita Maria do Carmo ainda se mostra otimista em contar com o apoio do PMDB para uma aliança em Santarém, o presidente estadual do PT, João Batista da Silva, ainda não jogou a toalha. E acha que ainda há plenas condições de viabilizar até dia 30 deste mês – prazo fatal para as convenções partidárias – a aliança PT-PMDB para disputar a Prefeitura de Santarém.
João Batista, que falou pelo blog ontem à noite, quando ainda se encontrava em Brasília, ficou de retornar nesta sexta-feira a Belém e vai dar continuidade às negociações com a direção do PMDB, para encontrar uma forma de viabilizar as pretensões da prefeita Maria do Carmo em Santarém.
O dirigente petista garante que todos os seus contatos têm sido feitos diretamente com o presidente regional do PMDB, deputado Jader Barbalho. João Batista assegura, que nas negociações de natureza interpartidária, não ouviu nenhuma vez ser mencionado uma suposta condicionante: a de que o PMDB só fechará uma aliança com o PT em Santarém se, em contrapartida, o PT apoiar em Belém a candidatura do ex-deputado José Priante (PMDB) a prefeito de Belém.“Isso [a condicionante] não existe. Nós temos conversado, temos feitos uma avaliação geral do quadro partidário e vamos tentar remover os obstáculos para garantir a aliança entre PT e PMDB em Santarém e garantir a reeleição da prefeita Maria do Carmo”, garantiu João Batista.
Em Belém, candidatura irreversível
O presidente municipal do PT em Belém, vereador Adalberto Aguiar, vai no mesmo tom. Ele garante que todas as negociações relativas a Santarém estão sendo conduzidas pelo Diretório Estadual da legenda.Adalberto reafirmou que, em Belém, é irreversível a candidatura do ex-secretário Mário Cardoso, mas acrescentou: “Isso [a decisão da candidatura própria] nada tem a ver de pessoal contra o deputado Jader Barbalho e muito menos em relação ao ex-deputado José Priante. Em absoluto. Nada temos de pessoal contra eles. Apenas avaliamos que, em Belém, o momento é propício para lançarmos uma candidatura nossa, do PT, até porque, segundo levantamento que temos, se não tivéssemos um candidato aqui em Belém, os votos não migrariam para a candidatura do Priante, mas para o PSOL. Ao contrário, nós temos todo o interesse em contar com o apoio do PMDB num eventual segundo turno e até mesmo no primeiro, se ainda for possível.”Segundo o presidente municipal do PT, as prioridades eleitorais do partido no Estado são três: 1º - Conquistar a Prefeitura de Belém e manter as prefeituras que já são governadas por petistas, como são os casos de Santarém, Parauapebas e Abaetetuba; 2º - Retomar as prefeituras que já foram governadas por petistas, caso de Cametá; e 3º - Ampliar a presença petista em outras prefeituras do interior do Estado.Adalberto também se manifestou confiante de que João Batista conseguirá remover as pendências que ainda existem para viabilizar a aliança entre PT e PMDB. “Acho ainda teremos tempo de conciliar interesses para garantirmos a aliança em Santarém”, disse Adalberto.

Nenhum comentário: