quinta-feira, 17 de julho de 2008

Lira Maia lidera pesquisa eleitoral em Santarém

Alesandra Branches
repórter


Pesquisa eleitoral contratada pelo jornal O Estado do Tapajós, realizada pelo Instituto de Pesquisa Perspectiva, mediu a intenção de voto dos eleitores de Santarém nas categorias espontânea e estimulada, rejeição de votos a candidatos e expectativa de vitória dos candidatos.
Na pesquisa estimulada de intenção de voto para prefeito o candidato Lira Maia (DEM) aparece na frente desta vez com 45,2% dos votos. A candidata Maria do Carmo (PT) vem em seguida com 32,4%, seguida de Márcio Pinto (PSOL) com 3,9% e de Joaquim Hamad (PTC) com 1,9%. Brancos, nulos e indecisos somaram 16,6%.
Já na pesquisa estimulada de intenção de voto para prefeito, constando apenas os votos válidos aponta que, se as eleições para prefeito em Santarém fossem hoje, o candidato do Democratas Lira Maia venceria a disputa contra a prefeita Maria do Carmo (PT), que tenta a reeleição. Se considerados apenas os votos válidos, critério adotado pela Justiça Eleitoral para a totalização dos votos, excetuando-se brancos, nulos e indecisos, Lira Maia obteve 54,2%, Maria do Carmo 38,8%, Márcio Pinto 4,6% e Joaquim Hamad 2,3%.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo 920/08, processo 001/2008-POP.
Com a pergunta de expectativa de vitória, "Quem você acha que vai ganhar as eleições?", Lira Maia (DEM) aparece em primeiro com 40,8% dos votos. A candidata Maria do Carmo (PT) figura em segundo com 27,1%, seguida dos candidatos Márcio Pinto (PSOL) com 1,7%, e do candidato Joaquim Hamad (PTC) com 1,2%. Brancos, nulos e indecisos somaram 29,2%.

Rejeição
A pesquisa aponta números desfavoráveis a candidata a reeleição Maria do Carmo (PT). Entre os questionamentos feitos pelo Instituto Perspectiva foi a rejeição de votos de candidatos. O Perspectiva perguntou: Entre esses candidatos, qual deles você não votaria de jeito nenhum? Maria do Carmo (PT) aparece com 39,9% de rejeição, Lira Maia (DEM) aparece em segundo com 29,0% de rejeição de votos. Márcio Pinto do PSOL e Joaquim Hamad do PTC aparecem empatados com 7,0%, cada. Brancos, nulos e indecisos somaram 17,2%.

A pesquisa foi realizada nos dias 9 e 10 de julho, contemplando todos os bairros da zona urbana e comunidades da zona rural. Foram entrevistados 414 pessoas no município de Santarém de diversas faixas etárias. A metodologia utilizada na pesquisa é quantitativa domiciliar com quotas estabelecidas de sexo, idade e área geográfica. Com uma margem de erro calculada em 3,0% , para mais ou para menos dos resultados finais, o que nos garante um nível de confiança de 97%.

Nenhum comentário: