quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Juruti formalizará Conselho de Sustentabilidade

A Secretaria Executiva do Conselho Provisório Juruti Sustentável prepara para os dias 20 e 21 deste mês de Agosto a primeira Assembléia Geral para a estruturação definitiva da Instituição. A reunião será realizada no Salão Dom Bosco, em Juruti, e entre outros objetivos avaliará os trabalhos das câmaras técnicas nos últimos seis meses, desde que foi instalado o Conselho Provisório, e redefinirá as prioridades para os próximos meses de 2008. O Conselho Provisório Juruti Sustentável resulta de um trabalho de articulação e união de esforços que começou em Setembro de 2007, durante a realização da I Oficina de Integração de Juruti.
O Conselho é formado por representantes de três empresas, três representantes do poder público e nove da sociedade civil, além de suplentes. As oito câmaras técnicas que captam e debatem as demandas sociais para subsidiar o Conselho são nas áreas de Saúde; Educação; Meio Ambiente; Segurança; Infra-estrutura e Saneamento; Cultura e Turismo; Desenvolvimento Rural; e Economia e Trabalho.
A criação da Instituição em Juruti é considerada, por muitos, um novo exemplo a ser seguido em outros municípios, pois se trata de um órgão consultivo e observador do conjunto de atividades promovidas, seja por empresas ou poder público, para o desenvolvimento sustentável de Juruti – incluindo o próprio empreendimento de mineração de bauxita da Alcoa, além dos Programas de Controle Ambiental (PCAs) e a Agenda Positiva, ambos desenvolvidos pela Companhia. Para o Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Mina de Juruti, Mauricio Macedo, o Conselho é uma nova jurisprudência em termos de diálogo social. “Juruti não é somente município minerador, mas também uma cidade com suas próprias habilidades sociais e econômicas”.
(Fonte: Alcoa)

Nenhum comentário: