quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Secretária de saúde se queixa de entraves jurídicos realcionados ao Hospital Regional

Alesandra Branches
Repórter

Durante a inauguração do setor de quimioterapia do Hospital Regional Público do Oeste, a secretária estadual de saúde, Laura Rossetti, garantiu que os impasses jurídicos que impedem o funcionamento pleno da unidade de média e alta complexidade na região, em especial do setor de hemodiálise, estão sendo agilizados para que em breve o setor comece a funcionar e seja o segundo neste semestre a ser inaugurado.
"Infelizmente não podemos cercear o direito de um cidadão ingressar na justiça pedindo esclarecimentos quanto aos procedimentos adotados para o funcionamento daquele setor, como aconteceu com o médico que ingressou com uma ação no Ministério Público do Estado (MPE). Contudo, a assessoria jurídica do governo do estado em parceria da administradora do Hospital Regional, a organização Pró-Saúde, já está trabalhando a fim de agilizar os procedimentos e encontrar a melhor saída para que a população não fique sem o serviço que deveria estar sendo entregue junto com o setor de quimioterapia neste dia", garantiu a secretária estadual de saúde pública, Laura Rossetti.
A direção do Hospital Regional recebeu uma notificação do Ministério Público do Estado de que certos procedimentos adotados a fim de colocar o setor de hemodiálise em funcionamento estavam sendo realizados de forma errônea, haja vista a denúncia de um dos médicos que trabalha com a especialidade no município de Santarém. Enquanto isso, o serviço que estava em andamento teve que ser paralisado até que o serviço seja avaliado, entretanto, um novo poço já foi perfurado e mostras da água já foram testadas e aprovadas.
No mais, a secretária disse estar satisfeita com o trabalho dispensado pela organização que hoje administra o hospital. "Graças a deus tudo está sendo feito de acordo com o cronograma estipulado pelo governo do estado. Com isso, quem ganha é a população que agora não vai precisar se deslocar para grandes centros a fim de iniciar seu tratamento oncológico, além do que diminuem os gastos com alimentação, estadia e outros insumos necessários para quem precisa ir para fora de seu município em busca de tratamento", comenta.
Alem disso, prevê que os serviços de radioterapia que segundo ela não depende unicamente da vontade do governo do estado, seja entregue ainda no mês de dezembro, assim como as cirurgias cardíacas, hemodinâmica e outros.

Nenhum comentário: