terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Dia-a-dia 1965

A diretoria do Centro Recreativo considerou como uma de suas maiores realizações promover, em dezembro, uma festa com o conjunto Ramon e seus Black and White Boys. A contratação se tornou possível através da colaboração de estabelecimentos comerciais, dentre os quais A Violeta, A Modelo, Casa das Redes, Bar Mascote, A Pernambucana, Casa Vitória, Serruya & Queiroz, Casa Boa Esperança e Casa Três Irmãos. A festa durou cinco horas.
*
Lenil Cunha foi eleita rainha dos brotinhos de 1965 no tradicional baile de carnaval do Centro Recreativo, animado pelo conjunto Milionários do Ritmo, de Sebastião Sirotheau. As princesas foram Suely Serruya e Ana Rita Pereira. A rainha do carnaval foi Fátima Campos. A melhor fantasia foi a de Ruth Serruya Malheiros, esposa de Rostand Malheiros, com "Ivanhoé". Argemiro Imbiriba, Eduardo Ferreira e Edgard Corrêa fizeram a cobertura da festa, até às 4 horas da madrugada, para a Rádio Clube, a ZYR-9.
*
A partir da década de 60 os moradores abandonaram um dos seus hábitos: fazer fogueira durante a quadra junina. A prefeitura vetou essa prática nas ruas asfaltadas. Por motivo óbvio.
*
A Câmara Municipal aprovou requerimento do vereador Izaías Serique reivindicando a 5ª série primária (hoje, ensino fundamental) para o Grupo Escolar da Vila de Boim, a fim de atender "os inúmeros alunos da região do Baixo-Amazonas" e a criação, no mesmo local, de uma colônia agrícola, "no sentido de assistir e congregar os agricultores e seringueiros".
*
Eram vereadores de Santarém em 1965: Ronaldo Campos de Souza, Paulo Imbiriba Lisboa, Izaías David Serique, Raimundo Nonato da Costa, Benedito de Oliveira Magalhães, Joaquim de Oliveira Martins, Juventino de Souza Lira, Manoel Mota, Francisco Firmino de Souza, Luiz Alexandre Valentim e Luiz Gonzaga Rufino.
*
Osman Bentes de Sousa morreu no Rio de Janeiro em 20 de março de 1965. Foi vereador e era sócio da firma Marques Pinto Exportação S/A, uma das mais poderosas da praça.

Nenhum comentário: