Os grandes partidos pretendem aumentar o tempo de propaganda gratuita em rádio e televisão. O Projeto de Lei 576/2007, do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), já recebeu aprovação das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Ciência e Tecnologia (CCT), onde recebeu pareceres favoráveis, respectivamente, dos senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Ideli Salvatti (PT-SC), então líder petista no Senado.
Caso a proposta seja aprovada pelo Senado e pela Câmara até junho, as novas regras entrarão em vigor no segundo semestre. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), hoje os partidos com os requisitos que asseguram horário gratuito em rádio e TV têm direito, semestralmente, a dez minutos de propaganda em bloco (sem divisão em horários diferentes), além de 20 minutos divididos em inserções de 30 segundos a 1 minuto.
O projeto de Sérgio Guerra duplica o tempo disponível aos partidos: ao invés de 20, seriam 40 minutos de inserções em bloco na programação da TV aberta e nas emissoras de rádio. O bloco passará para 20 minutos por semestre. Isso quer dizer que, anualmente, estas legendas passarão a contar com 120 minutos (duas horas) de propaganda eleitoral gratuita.
O tribunal informa que, hoje, os 26 partidos com direito ao espaço gratuito ocupam, por ano, cerca de mil minutos da programação de emissoras de rádio e TV – o equivalente a 16 horas da grade de conteúdo das teledifusoras.
Confira a íntegra da reportagem em www.congressoemfoco.com.br
Um comentário:
Além de ser uma violência contra o direito do cidadão (que na maioria dos
casos tem na televisão seu único entretenimento de graça) é mais que sabido
que esses programas são uma preciosa mercadoria na mão dos partidos.
Que sequer usam o espaço com o conteúdo previsto na lei, abrindo espaço até
para mensagens comerciais.
Envie para seus amigos. Proteste. Quem paga é o contrinuinte. Haja imposto!!!
Manifeste seu protesto no Senado !
http://www.senado.gov.br/sf/senado/centralderelacionamento/sepop/?page=alo_sugestoes&area=alosenado
Também na Câmara Federal de Deputados !
http://www2.camara.gov.br/internet/faleconosco?contexto=http://www2.camara.gov.br
ou direto com a bancada do seu Estado ou com seu próprio deputado !
http://www2.camara.gov.br/internet/popular/falecomdeputado.html/
Postar um comentário