quarta-feira, 8 de abril de 2009

Qualificação para os agentes de viagens

Adenauer Góes
Articulista de O Estado do Tapajós


Em recente encontro da Confederação Nacional do Turismo - CNTur em São Paulo, o vice-presidente da entidade Michel Tuma Ness e Presidente da Federação Nacional de Turismo-FENACTUR, possuidora entre seus associados de 15.000 agentes de viagens distribuídos em todos os estados brasileiros e distrito federal, enfatizou a importância destes profissionais como propulsores da atividade turística, mas realçou a necessidade de aprimoramento constante e de que o mercado não admite mais espaço para amadores.
Um dos programas apresentados pelo consultor Paulo Gaudenzi na plataforma que embasará o Plano de atividades da recém oficializada CNTur é justamente o de qualificação permanente daquelas atividades que fazem parte da chamada cadeia produtiva do turismo.
Pela presença maciça de parlamentares federais, profissionais de turismo e o apoio de cento e trinta Sindicatos e Federações que representam mais de dois milhões de empresas no País ao XXII CIHAT - Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo e a FISTUR 2009 - Feira Internacional de Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo, descortiná-se a perspectiva concreta de criação pelo Congresso Nacional do Sistema de qualificação da CNTur ainda este ano.
Tecnologia é um termo que engloba conhecimento técnico e cientifico, bem como ferramentas,processos e materiais criados ou utilizados a partir de tal conhecimento. Com a evolução, os métodos de produção tornam-se mais eficientes,pois as atividades rotineiras passam a contar com os equipamentos e tecnologias inovadoras, é como se a forma de executar as atividades fossem reinventadas agregando valores aos produtos formatados, e como a evolução é continua, não temos outra alternativa a não ser atualizar e explorar o dinamismo e a capacidade,incorporando as novas tecnologias aos modelos de sucesso já existentes.
No setor de viagens encontramos os mesmos desafios, os programas de internet, cada vez mais modernos, não podem mais deixar de fazer parte da ferramenta dos agentes de viagens, para ter qualificação é fundamental investir em tecnologia. As exigências e necessidades dos turistas também mudaram.Agora buscam uma gama completa de produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades antes, durante e depois da viagem, o que faz com que os agentes precisem conhecer,informar e formatar todos os pontos da cadeia do roteiro.
Aos agentes de viagens não resta outra alternativa, que não seja investir sempre em organização, qualificação de recursos humanos e aprimoramento tecnológico, sendo para isto fundamental que suas representações civis e sindicais tenham propostas concretas que viabilizem estas necessidades.
adenauergoes @ gmail.com

Nenhum comentário: