quinta-feira, 2 de julho de 2009

Pastor versus Pastor. A polêmica continua

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Assembléia de Deus está em pé de guerra":

Esclarecendo os fatos:

Os motivos: O pr. Firmnino Gouveia era o pastor da Igreja mãe e presidente da Convenção paraense. Porém com o acúmulo de trabalhos ele transferiu a Convenção ao pr. Josias Camelo e o mesmo veio a falecer depois de poucos anos a frente da mesma.
Até ai, tudo era perfeita paz entre a igreja mãe e a Convenção.

Com a morte de Josias Camelo a Convenção veio cair nas mãos do pr. Gilberto Marques (dizem: de maneira controvertida) e desde esse tempo acabou a paz entre a Igreja de Belém-PA SEDE e a Convenção paraense. Prova disso é que desde 1985 Marques não dava sequer uma palavra na AD de Belém e o pr. Firmino também nem comparecia mais as reuniões da Convenção Paarense.

Além disso pr. Gilberto forçava a barra da igreja mãe através de todos os pastores para que fosse eleito o pastor de Belém do pará. Pastor Firmino e diretoria e juntamente com todo o ministerio desaprovaram tal atitude do pr. Gilberto Marques e concluiram que isso era uma perseguição do mesmo a Igreja mãe. Isso tá lavrado em ata daquela época.

Iso culminou com a eleição de Samuel Câmara como pastor presidente da Igreja mãe.

Como voces vêem, A Igreja mãe não pertencia mais a Convenção paraense, mas isso não era oficializado. O que o pr. Samuel Câmara fez, foi apenas, OFICIALIZAR ESTA SEPARAÇÃO!

Vejo ainda nos blogs reclamações que a Igreja mãe se filiou a Convenção de Tocantins que é outro estado da federação, etc e tal.

Só que esqueceram que isso é comum as AD's brasileiras, veja por exemplo o Estado de SP possui umas 3 ou mais convenções, (nem sei ao certo) sendo que a Confradesp e Comadesp possuem trabalho em outros estados.
Isso quer dizer que alguns pastores de outros estados também se filiaram a estas Convençõs de SP. E ninguém reclamou de nada.

Pr. Samuel tentou juntamente com PR. Firmino fundar uma nova Ceonvenção, A Convenção da Igreja mãe, só que a mesma não foi aceita pela CGADB.

O motivo? só Deus sabe! Pois a CGADB aceita mais de uma e até mais de 3 convenções em vários estados do Brasil. Veja o exemplo de Pernambuco que possui 2 Convenções e os 2 lideres não se entendem, chegando a punir membros que tem cargos na igreja quando os mesmo visitam os campos um do outro.

Analisando de um modo geral, Os pastores de Belém foram impedidos de criarem uma Convenção pela CGADB (não foram aceitos) sendo que a mesma aceita novas convenções em vários estados do Brasil....
E que estão censurando o pastor Samuel apenas porque ele formalizou uma separação que na prática já existia entre a Convenção do Pará e a Igreja de Belém.
Só que ele se filiou a Convenção de Tocantins que foi criada pela própria Igreja de Belém a décadas passadas.
E é comum, repito, entre os lideres da AD pastores se filiarem a convenções de outros estados e a CGADB respalda isso.

--------------

Márcio deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Assembléia de Deus está em pé de guerra":

Em primeiro lugar, devemos analisar essa questão sob uma ótica contepoânea e ao mesmo tempo passada. É bom também lembrarmos que hoje, as Assembléias de Deus, igreja a qual sou membro já há muitos anos, é na verdade um monopólio por parte do título "Belém". Na verdade, só o fato de ser tachada como Igreja do Belém (estado), já é motivo para muitos se acharem com um Rei na barriga, como surpreendentemente é o caso do pastor Samuel Câmara. Lembremo-nos das eleições passadas da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus), quando por meios anticristãos, o referido pastor se conduziu. Com isto, não desclassifico a Igreja por ser do "Belém". Pelo contrário, ela é digna de toda a nossa admiração, em termos de nacionalidade. Mas não podemos tê-la como os católicos também o tem o Juazeiro! Isso mesmo. Não passa disso para aqueles a tanto enaltecem o seu nome, como se fosse pelo fato de estar em Belém que os nossos amados missionários Daniel e Gunnar, fizer grandes sinais de um novo tempo de avivamento para o Brasil. E ainda, não é por ser pastor da igreja em "Belém", que o dito pastor Samuel Câmara deve se sentir superior as demais igrejas, ou até mesmo a sua própria convenção. Isso é orgulho, e acima de tudo insubmissão a Deus. A Deus pois, a liderança de sua Convenção foi posta por Ele. É lamentável o que estamos vendo. Lembremo-nos que a mesma foi instituída pelos próprios missionários suecos. O mesmo pastor, Samuel Câmara, tem ultimamente surpreendido os assembleianos de todo o Brasil com suas sujestões e táticas, é claro que visando apenas o todo da CGADB, que graças a Deus, tem-se ficado distante de suas moderninhas idéias e opiniões.

-------------
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Assembléia de Deus está em pé de guerra":

Pr. Gilberto Marques não tem autoridade legal para empossar o "novo" pastor de Belém pelo menos da AD de Belém presidida pelo pr. Samuel.
O que ele tá fazendo é mais uma divisão. ao fundar um novo Templo que ele chama de Templo Central, desrrespeitando com isso, a Igreja mãe.
Gilberto Marques também não tem autoridade legal para afzer a Igreja do pr. Samuel Câmara ser subimissa a ele. E no brasil inteiro nehum presidente de Convenção detém esta autoridade, nem mesmo o presidente da Convenção Geral.
PQ simplesmente a Convenção é uma convenção fraternal de pastores e não de igrejas. Cada Igreja cuida administrativamenbte de si mesma, não cabendo intervenção convencional alguma de quem quer que seja.

16 comentários:

Anônimo disse...

Márcio, o pr. Samuel Câmara não tem o rei na barriga como vc disse, ao contrário ele é um homem humilde e de grande visão de reino.
O que acontece é que ele tinha e tem o direito de se candidatar a presidencia da CGADB.
E o pr. josé Welligton está na presidencia da mesma a mais de 20 anos e passa o trator de qualquer pastor que almeje a ser presidente da CGADB, POR ISSO meu amado que nenhum pastor se candidata, sabia?
Eles tem medo das manipulações e armações do pr. José Welligton.
Pr, José Welligton realizou a mais suja campanha antidemocrática prá continuar a frente da CGADB como abuso de poder e não dando oportunidade legal aoentão pr. candidato Samuel Câmara.
Isso é uma vergonha! Pr. Ricardo Almeida.

Anônimo disse...

O pr. Gilberto acabou de fazer acordo politico em troca dos votos dos assembleianos do estado do pará, ou seja ele vendeu os votos do povo ingenuo que ainda acredita nele, veja no blog do pr. Altair Germano:

http://www.altairgermano.com/2009/07/mais-nao-tao-boas-noticias.html

Anônimo disse...

quem disse que o Pr.Gilberto tomou a Convençao esta errado. o Pr.Gilberto foi eleito em Maraba democraticamente; e tambem sempre combateu g12-modismos etc... e o responsavel por toda esta celeuma, é Firmino Gouveia, que nao quis convidar um pastor do Pará e foi buscar Samuel Camara em Manaus como se no Pará nao tivesse homens de Deus para dirigir a igreja mae. agora ta essa confusao toda e nao pessem que Samuel Camara é tambem marqueteiro doidinho para colocar a mao na rica CPAD.

Malaquias Souza de Oliveira disse...

Samuel Camara nunca vai ganhar a Convençao Geral. Agora pq perdeu a eleiçao mais uma vez ele procura minimizar a importancia da CGADB interressante é ele gazta milhoes para levar milhares de pastores para CGADB e perde e agora vem dizer que a CGADB nao é tao importante assim..a de se lembrar que el foi diversas vezes diretor da CGADB e nao somente da CGADB mas de outrar entidades como a SBB e que agora nao é mais nada nem numa nem noutra, a vem a pergunta..porque???? eu dou a resposta, ele tentar manipular tudoas igrejas, pastores, instituiçaoes com a CGADB, SBB etc só que Deus nao o deixa chegar aonde ele quer e se usa de uma arma que ele deu-nos o direito de escolher- o voto portanto depois dessa convençao ficou claro, ele nunca chegara la.Pr Malaquias

Space Larissa Vital disse...

Sabe oq ue não é legítimo?

É o pr. Gilberto Marques mentir e causar confusão e convulção na IMPRENSA PARAENSE se auto intitulando o novo Pastor da Assembleia d eDeus de Belém.

Pq ele, Gilberto Marques não faloua verdade que este novo templo seria apenas mais um templo da Assembleia de Deus e o 1º de sua Convenção em Belém?
PQ ele trouxe o presidnete da CGADB para ajudar ele a mentir em Belém?

Qto ao José Welligton ter vindo a Belém, nada mais é do que o ódio que le tem por Samuel Câmara é grande, pois o Samuel Câmara foi o unico pastor que enfrentou José Welligton com toda a máquina da CGADB e CPAD, pois todos sabemos que os pastores não se candidatam a presidencia por medo de José Welligton, mas SC teve coragem.

Qto ao Gilberto Marques ele não sabe conduzir igrejas, prova disso é que Gilberto Marques não conduzia bem sua Igreja no bairro de Maguary em Anaindeua e tava perdendo terreno pro pr. Nerias da Cidade Nova.

Esse templozinho q ele inaugurou em Belém é tão soemnte pro JW comemorar o centenário da AD em Belém, nada mais,

E outra, oq eu vcs me dizem da venda dos votos da Igreja pelo pastor Gilberto Marques para que os crentes votem nos candidatos da governadora Ana Julia? Saiu na Imprensa Paraense mas esse escândalo.

Anônimo disse...

Sabe oq ue não é legítimo?

É o pr. Gilberto Marques mentir e causar confusão e convulção na IMPRENSA PARAENSE se auto intitulando o novo Pastor da Assembleia d eDeus de Belém.

Pq ele, Gilberto Marques não faloua verdade que este novo templo seria apenas mais um templo da Assembleia de Deus e o 1º de sua Convenção em Belém?
PQ ele trouxe o presidnete da CGADB para ajudar ele a mentir em Belém?

Qto ao José Welligton ter vindo a Belém, nada mais é do que o ódio que le tem por Samuel Câmara é grande, pois o Samuel Câmara foi o unico pastor que enfrentou José Welligton com toda a máquina da CGADB e CPAD, pois todos sabemos que os pastores não se candidatam a presidencia por medo de José Welligton, mas SC teve coragem.

Qto ao Gilberto Marques ele não sabe conduzir igrejas, prova disso é que Gilberto Marques não conduzia bem sua Igreja no bairro de Maguary em Anaindeua e tava perdendo terreno pro pr. Nerias da Cidade Nova.

Esse templozinho q ele inaugurou em Belém é tão soemnte pro JW comemorar o centenário da AD em Belém, nada mais,

E outra, oq eu vcs me dizem da venda dos votos da Igreja pelo pastor Gilberto Marques para que os crentes votem nos candidatos da governadora Ana Julia? Saiu na Imprensa Paraense mas esse escândalo.

Anônimo disse...

Aguardem queridos a area de supervisão do sul do para está incubida de abrir templos em belem, so parauapebas na direção do nosso pastor fenelom está na incubencia de abrir 6 tenplos daqui ao final do ano apoiamos o nosso pastor Gilberto marques que e um santo homem de Deus ao contrario de outros que tem sede pelo poder e DEUS não da sabe por que?Deus não da asas a cobra meus irmãos........

Anônimo disse...

NAO SEI PORQUE TANTANPREOCUPAÇÃO, SE REALMENTE ESTE TRABALHO QUE A COMIEADEPA ABRIU EM BELEM NAO É DE DEUS ENTAO NAO SE PREOCUPEM QUE NAI VAI PROSPERAR MAS SE DEUS ESTIVER NO COMANDO ENTAO VAI PROSPERAR SIM E ESSE NEGOCIO DE IGREJA MAE TA PARECENDO COISA DE CATOLICO SAUDOSISTA, POIS A IGREJA QUE PERTENÇO FUNDADA POR DANIEL BERG E GUNNAR VIGREN NUNCA VAI TER MAE SOMENTE PAI, PAREM COM ISSO MINHA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS NAO É NEM DE GILBERTO NEM SAMUEL CAMARA , POIS OS DOIS ESTAO ERRADOS. QUE BELO EXEMPLO VOCES ESTAO DANDO PARA OS PASTORES MAIS JOVENS, E NAO DIGAM QUE O PASTOR SAMUEL NAO ESTA ENVOLVIDO COM POLITICA, NASTA VER ANA JULIA E ASSESSORES, PRESENTES NAS FESTAS E REUNIOES QUE FAZEM. ESTA COMPROMETIDO SIM.

Blog do Euzébio Brito disse...

Pastor Samuel Cãmara não tem rei nenhum na barriga, tem na verdade um Rei no coração. Por causa deste Rei que tem no seu coração, está sofrendo todo tipo de calunia e perseguição da parte de quem a qualquer custo quer se perpetuar a frente de organizações que deveriam se preocupar com a propagação do Evangelho para salvação de almas. Pastor Samuel, não tenha medo, siga em frente, a verdade sempre prevalecerá e a vitória é certa pelo Sangue de Jesus.

Anônimo disse...

PASTORES E IRMÃOS, POR FAVOR, VÃO ORAR; DEIXEM DE DEFENTER BANDEIRAS DE HOMENS. HOMENS QUE NÃO ESTÃO NEM UM POUCO PREOCUPADOS COM O REINO DE DEUS E, SIM COM ELES MESMOS. ISSO TUDO É UMA BRIGA POR PODER. A BÍBLIA DIZ: QUE É MISTER VIM OS ESCÂNDALOS, MAS AI DAQUELES PELOS QUAIS VIEREM OS ESCÂNDALOS. PORTANTO, PARA ESTES SÓ RESTA O AI DO DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO.
POR FAVOR, OUTRA VEZ DIGO; VÃO ORAR E DEIXEM O ETERNO DEUS JULGAR ESTES DOIS "PASTORES PODEROSOS".

ADENOG disse...

Bom dia a todos os comentarista, a minha colocação nesse assunto é que em vez de nós ficarmos querendo dar razão a quem quer que seja, vamos fazer uma grande campanha de jejum e oração em prol da união dos lideres evangélicos que se esqueceram de combater o verdadeiro inimigo que é satanás e passaram a se degradear, jesus está voltando, satanás esta se divertindo com estas brigas, ponha a mão na conciencia esta briga não vai levar em lugar nunhum. Pb. Nildo Costa.

Anônimo disse...

eu lamento profundamente a falta de informação de alguns comentadores desse blog. sou membro da comieadepa e venho acompanhando esse celeuma desde o inicio. gostaria de convidá-los a buscarem mais informações a respeito da cirsão provocada em nossa convenção. ficaría mais facil falar co conhecimento de causa. quanto ao apoio dado a governadora. é natural que entidades como a convenção e a igreja AD em belpem participem. quem esteve na inauguração do elevado daniel berg, pode contatar que ambos pastores em questão apoiam a givernadora. e só um detalhe a convenção não caiu nas mão do pr. gilberto ele venceu o pr. firmino numa eleição em marabá.
e outro detalhe importante o pastor josé weligton tambem venceu o pr. samuel camara e duas veses. eu acho q ao inves de ficar discutindo por isso. era melhor buscarse mais informações.
porque na boa. se é ruim perder uma eleição. mais fio é não se saber perder. quero me colocar a disposição de quem intereçar possa para maiores esclarecimentos (pastorglauter@hotmail.com)
que Deus abençoe a nos todos.

Unknown disse...

QUERO OFERECER O SL 33 E DIZER QUE QUEM ESTÁ SAINDO EM VANTAGEM COM TUDO ISSO É O NOSSO PRINCIPAL ADVERSÁRIO DEUS NOS ESCOLHEU PARA FAZERMOS A DIFERNÇA, MAS DE UM MODO BEM DIFERENTE EI!SÃO BASICAMENTE CEM ANOS DE VITÓRIA VAMOS LUTAR CONTRA OS PRINCIPADOS E POTESTADE E NÃO CONTRA NÓS MESMO NO CÉU NÃO TEM NENHUM TIPO DE REPARTIÇÃO "JESUS" ESSE É Q TEM Q APARECER .

ocileia mendes disse...

QUERO OFERECER O SL 33 E DIZER QUE QUEM ESTÁ SAINDO EM VANTAGEM COM TUDO ISSO É O NOSSO PRINCIPAL ADVERSÁRIO DEUS NOS ESCOLHEU PARA FAZERMOS A DIFERNÇA, MAS DE UM MODO BEM DIFERENTE EI!SÃO BASICAMENTE CEM ANOS DE VITÓRIA VAMOS LUTAR CONTRA OS PRINCIPADOS E POTESTADE E NÃO CONTRA NÓS MESMO NO CÉU NÃO TEM NENHUM TIPO DE REPARTIÇÃO "JESUS" ESSE É Q TEM Q APARECER .

Anônimo disse...

PASTOR JAIR ALVES MUDA DA COMIEADEPA PARA CIMADEB, A CASA COMEÇOU A CAIR?

PASTOR JAIR ALVES disse...

EU PEÇO AOS IRMAOS QUE NAO USEM MEU NOME PARA ESTES COMENTARIOS SE PEDI MINHA DESFILIAÇÃO DA COMIEADEPA COM CERTEZA NAO FOI POR QUALQUER CELEUMA ENVOLVENDO DUAS CONVENÇOES, MAS POR MOTIVO ESTRITAMENTE FAMILIAR E PESSOAL, TENHO VARIOS AMIGOS NA COMIEADEPA, ASSIM COMO INIMIGOS TAMBEM, E FUI FIEL AO MEU PRESIDENTE GILBERTO MARQUES ATÉ O MOMENTO DE MINHA SAIDA, E CONTINUO A ORAR POR TODOS OS PASTORES DA MESMA, E NO MOMENTO QUE ADENTRAR EM OUTRA CONVENÇAO COM CERTEZA SEREI FIEL TAMBEM AO MEU PRESIDENTE E ESPERO QUE NO DIA DO ARREBATAMENTO TODOS ESTEJAM REALMENTE PRONTOS. E VIVA E CENTENARIO.