quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A nova catedral de Belém

Adenauer Góes

Na realidade o primeiro marco da Catedral como Igreja Mãe de Belém data do ano de 1612, quando a cidade foi fundada e dentro do Forte do Castelo foi erguida uma pequena capela. Algum tempo depois,com o crescimento do núcleo urbano para além dos muros do Forte, a capela foi transferida para o local atual,porém foi apenas em 1748 que a Catedral começou a ser construída com os alicerces que lhe dão sustentação até hoje, sendo importante destacar que em 1753 o arquiteto italiano Antonio Landi chega a nossa cidade e assume o projeto arquitetônico do templo, o qual só foi concluído em 1774.
Em sua trajetória até nossos dias, várias foram as intervenções em sua estrutura física, sendo a principal delas patrocinada pelo então Bispo D. Macedo Costa no final do século XIX, a qual resultou em alterações significativas em relação ao projeto original assinado por Landi, entre elas a mudança do altar mor, vitrais, pinturas no teto, lustres e dois púlpitos de ferro retorcidos, esta reforma coincide com momento de efervescência econômica vivido por nosso estado conhecido como Belle Èpoque.
A reinauguração da nova Catedral de Belém devidamente restaurada acontecerá no próximo dia 1º de setembro. O inicio de pesquisas e levantamentos para este projeto de restauração, ocorreu a partir de 2004, porém o fechamento de nossa Catedral aconteceu em agosto de 2005. Várias foram as discussões ocorridas,e muitas divergências precisaram ser superadas, buscando a definição das linhas gerais de restauro, motivadas principalmente pelas várias intervenções ocorridas ao longo do tempo e que sob muitos aspectos haviam modificado o projeto original. São quatro anos, portanto que a missa que antecede o inicio da Romaria do Círio de Nazaré não é oficiada em seu interior. Este ano mais um item da história que está sendo escrita será registrado, com a missa voltando a ser celebrada no interior da Catedral,dando inicio assim no segundo domingo de outubro á procissão do Círio.
O restauro foi licitado no valor de R$ 14 milhões de reais, sendo fácil imaginar as inúmeras dificuldades para se recuperar uma construção que teve seu inicio há quase 270 anos, com um telhado muito deficiente, que colocava em risco as pinturas feitas no teto, as paredes com inúmeras infiltrações, estruturas de madeira apodrecidas e sistema hidráulico e elétrico deteriorado, problemas não faltaram para serem superados. Toda a equipe que participou deste momento está de parabéns e merece o registro de suas participações neste momento histórico.
A Catedral da Sé é nossa Igreja mãe e referência da fé católica paraense.

adenauergoes@gmail.com

Nenhum comentário: