sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Nova universidade vai fomentar turismo na região

A criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) vai dar um novo impulso ao turismo na região, criando oportunidades, gerando emprego e renda e o desenvolvimento sustentável. A avaliação é da Assessora da Comissão de Implantação da nova universidade, Núbia Macedo, que esteve em Santarém e Belterra participando de eventos que discutiram o desenvolvimento do setor de turismo no oeste do Pará, no âmbito do Fórum Regional de Turismo do Pólo Tapajós (Foretur).

A nova universidade terá um papel fundamental na promoção do desenvolvimento sustentável da região nos próximos anos, e o setor do turismo adquire um papel estratégico neste contexto. A Ufopa vai atuar como grande promotora deste processo, por meio da pesquisa, desenvolvimento de novas tecnologias, promoção do conhecimento, capacitação dos mais diversos atores sociais e na formação de professores ainda leigos da rede de ensino em Santarém e na Região do Pólo Tapajós.

A agenda de Núbia Macedo na região foi realizada dentro desta visão e incluiu a participação em diversos eventos, nos quais apresentou as contribuições que a nova universidade pode dar ao desenvolvimento do turismo. No dia 23, ela proferiu palestra no Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), sobre o cenário do turismo internacional e nacional, as perspectivas do turismo em Santarém e as contribuições da nova universidade para o turismo regional. O público de mais de 100 pessoas foi formado por profissionais do trade turístico santareno e estudantes.

No dia 24 a assessora da UFOPA participou de oficina orientada pela consultora Dalva Sant´Anna, do Ministério do Turismo, para representantes do trade turístico de Santarém e de outros municípios do Pólo Tapajós. O objetivo foi para definir missão, linhas de ação e resultados esperados para o turismo na região para o período de setembro deste ano até setembro de 2010. Uma das definições é que a comissão da UFOPA vai apoiar a Secretaria de Turismo de Santarém a apresentar proposta de projeto para financiar o projeto sobre os Impactos Econômico, Social e Ambiental do Turismo na Economia do Pólo Tapajós ou de Santarém.

O apoio da nova universidade ao setor de turismo também foi discutido em Santarém. Professores da área tiveram participação na discussão das propostas dos cursos de especialização de Ecoturismo, Gestão Hoteleira Sustentável e Turismo, Educação e Cultura a serem oferecidos pela nova universidade em 2010. Foi debatido ainda em quais institutos os cursos devem ser incluídos, sugestões de coordenadores dos respectivos cursos, bem como fluxo dos processos e instâncias de aprovação.

Outra ação importante foi a reunião do Foretur em Belterra com representantes de municípios do Pólo Tapajós. Foram apresentadas as contribuições que a UFOPA pode dar ao setor e houve a apresentação do projeto sobre Os Impactos Econômicos Sociais e Ambientais do Turismo na Economia do Pólo Tapajós. O presidente do Foretur Tapajós, Arnoudo Andrade, que é secretário de Turismo de Santarém, destacou a importância deste apoio, informando que a secretaria já vem realizando importantes ações para impulsionar o setor.

Missão – Os diversos atores sociais do grupo que participou da oficina em Santarém e Belterra decidiram que a missão do Foretur é estimular e contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável do Pólo Tapajós, de forma integrada e participativa dos setores público, privado e da sociedade civil organizada. O Fórum definiu ainda estratégias de curto, médio e longo prazos, como o planejamento estratégico e o plano de marketing.

Para Dalva Sant’Anna, o evento propiciou maior motivação e aumento de expectativa sobre a atuação do Foretur. “Essa percepção do grupo reforça a importância da metodologia adotada, que propicia a tomada de consciência do grupo, quanto a sua capacidade de produzir resultados”, disse, acrescentando que as questões abordadas na reunião são estratégicas para apoiar o processo de profissionalização da gestão do turismo desse território. Ele destacou ainda a importância das contribuições da UFOPA, que tem como proposta a implantação de três cursos na área de turismo.

Nenhum comentário: