quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A importância do espírito natalino

Adenauer Góes

Sou por natureza de temperamento otimista, porém contra a realidade dos fatos fica difícil de argumentar. Mais do que a crise financeira que assustou o mundo e mantém vários Países na linha da pobreza, estamos vivendo a crise da falta do equilíbrio social entre o homem consigo mesmo, o que tem levado nosso País á níveis de corrupção alarmantes e o homem com a natureza, parece que o espírito predador humanitário rebelou-se fugindo ao controle, mostrando toda sua capacidade destrutiva.

A facilidade de comunicação dos tempos modernos tem nos permitido acompanhar com perplexidade os descalabros praticados na verdadeira selva de pedra em que se transformaram as cidades, as quais no passado foram a alternativa para que o animal homem pudesse defender-se melhor das intempéries típicas dos tempos da pré história.

Basta olhar as principais noticias dos jornais escritos e televisivos para ficarmos estarrecidos com a violência de cada dia, a vida humana não vale absolutamente nada,matá-se por qualquer coisa,as vezes apenas por raiva ou por demonstração de força.

A violência espalhou-se por todo Estado, e o sentimento de revolta da sociedade , tem levado a mesma a fazer justiça pelas próprias mãos com linchamentos e atos de vandalismo contra os prédios e veículos que representam a justiça no Estado, o que por sua vez está longe de ser solução,pois demonstra uma sociedade sem leis e liderança,ficando a mercê dos oportunistas de plantão, sendo fato inequívoco de descrédito nas instituições que deveriam zelar pela ordem, justiça e segurança social,basta relembrar os fatos ocorridos recentemente em Igarapé Miri.

Quando o assunto é a relação do homem com a natureza, o que se percebe é a falta de compromisso com o meio ambiente, como se este fosse um bem inesgotável e que o homem pudesse dele usufruir saqueando-o permanentemente e agredindo-o sem absolutamente nenhum critério. Recente pesquisa realizada mostrou que 90% dos municípios brasileiros ou mais precisamente 5.040 deles tem problemas ambientais, sendo que as incidências mais citadas dizem respeito ás queimadas,desmatamentos e assoreamento dos corpos d'água.De vez em quando a natureza se revolta reagindo contra as agressões, levando a mais sofrimento humano, basta relembrar o ocorrido no Estado de Santa Catarina.

De uma forma ou de outra os Países ditos desenvolvidos conseguiram um equilíbrio significativamente maior nas relações sociais particularmente entre a sua própria população, excetuando-se aqui os Países ditos imperialistas tenham eles os regimes de Governo que tiverem. Cabe a sociedade reagir sim, mas de forma civilizada, forçando as instituições que devem zelar por nossa segurança a cumprirem seu papel e terem credibilidade, a sociedade em sua parcela maior não pode ficar refém de uma minoria animalesca sem compromisso com a vida.

Tenho um sonho, o de ver Belém transformada em cidade referencial na época de Natal,quando a harmonia refletiria nas nossas mangueiras e em nossas praças trazendo a população para as ruas em alegre e fraterna comemoração,atraindo turistas em feliz convivência na Belém da Amazônia e de Nazaré. Que o espírito natalino ocupe nossos corações fazendo-nos agir de modo coerente e igualitário entre irmãos que somos. Que em 2010 a civilidade se faça muito mais presente em nosso dia a dia.

Nenhum comentário: