terça-feira, 9 de março de 2010

Campanha contra escalpelamento será lançada quinta-feira em Belém

Brasília – O Governo Federal lança, dia 11 de março, em Belém, a campanha de prevenção aos acidentes com escalpelamentos que vitimam especialmente mulheres e crianças, quando seus cabelos são arrancados pelos eixos das embarcações que usam motores adaptados para a navegação.
Estima-se mais de 1,5 mil vítimas na Amazônia.
Segundo informação do Gabinete Pessoal do Presidente da República, o evento lançará duas campanhas simultâneas com a finalidade de reduzir este tipo de acidentes. Uma é a cobertura dos eixos das embarcações, realizada pela Marinha do Brasil. De 20 a 25 de março, a ação ocorrerá em Breves, no Pará, e na 2ª quinzena de abril será em Santana, no Amapá. As coberturas feitas em metal serão financiadas por meio de parceria com o Banco da Amazônia S.A. – BASA, Petrobrás e Transpetro.
Na próxima semana, deve chegar à Câmara dos Deputados o projeto de lei que institui uma linha de crédito diferenciada para que os ribeirinhos possam trocar os motores e adequar as embarcações. O projeto precisa ser debatido e aprovado na Câmara e no Senado Federal antes de virar lei e entrar em vigor.

Nenhum comentário: