segunda-feira, 29 de março de 2010

Corante de açaí em cirurgias oculares

Do Blog do Nilson Pinto

Mais uma vez o grande laboratório amazônico fornece contribuições para o avanço científico. Desta vez é o nosso açaí, que poderá baratear os custos de cirurgias oculares. A antocianina, substância encontrada no fruto, está sendo testada por pesquisadores do departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) nesse tipo de procedimento médico. Os testes incluem a aplicação do corante de açaí na parte interna dos olhos do paciente para facilitar a visualização de tecidos transparentes nas cirurgias destinadas à remoção de membranas na retina ou deslocamento do vítreo.

Os custos atuais – entre R$ 200 e R$ 500 - podem ser reduzidos em até 50 vezes. Além disso, o corante natural tem menos toxicidade, já que as substâncias atualmente usadas nas cirurgias que usam corantes são a indocianina verde e azul-verde, mas que têm risco mais alto: se forem aplicadas em altas doses podem causar atrofia de uma das camadas da retina.

O coordenador do estudo, Maurício Maia, é professor do departamento de Oftalmologia da Unifesp. Ele informa que os testes com a substância estão na etapa final, já que o pedido de patente do corante natural foi oficializado e deverá estar concluído no mês que vem.

As pesquisas na Unifesp começaram no ano 2000 e incluíram diversas substâncias da flora brasileira. Três plantas tiveram resultados positivos, mas a antocianina – testada há pouco mais de um ano – se saiu melhor: além de colorir a membrana com um tom avermelhado, é menos tóxica para o olho humano, já que os pesquisadores fizeram ajustes para o neutralizar o Ph.

O estudo foi apresentado na semana passada no congresso mundial Vail Vitrectomy, que ocorreu no Colorado, Estados Unidos. Além de Maurício Maia, o grupo de 10 pesquisadores da Unifesp é formado por Jane Chen, André Maia, Cristiane Peris, Michel Eid Farah, Octaviano Magalhaes Jr., Acacio Lima, Eduardo Buchelle Rodrigues, Eber Ferreira, Fernando Penha e Rubes Belfort Jr.

Clique aqui para visitar a página do Departamento de Oftalmologia da Unifesp

Veja aqui uma reportagem da TV Gazeta sobre o corante natural

Nenhum comentário: