quarta-feira, 31 de março de 2010

Palmeiras pega Paysandu para exorcizar fantasma e salvar semestre

  • ESPN.com.br com Agência GE
Eliminado do Campeonato Paulista, o Palmeiras terá missão tripla nesta quarta-feira, às 21h50, diante do Paysandu, no Palestra Itália, em jogo que define classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil: acabar com o jejum de maus resultados em seus domínios (duas derrotas e um empate nos últimos três jogos), exorcizando o fantasma que voltou a assombrar a equipe, garantir a vaga na sequência da competição e, com isso, salvar o primeiro semestre do desastre total.

Para seguir adiante no torneio e ficar na briga por uma vaga na Libertadores da América de 2011, o time dirigido por Antônio Carlos pode até perder por 1 a 0, pois venceu o primeiro duelo, em Belém, por 2 a 1. Uma nova derrota, porém, mesmo assegurando a classificação, pode causar uma ira incontrolável da torcida, que já não aguenta mais ver o time sair de casa sem um resultado satisfatório.

O técnico Antônio Carlos adotou um discurso simples para tentar levantar o ânimo dos atletas e não ver o semestre ser perdido com uma derrota para os paraenses. "Estamos bem na Copa do Brasil e nosso pensamento tem que ser positivo. Criticas vão aparecer, mas o importante é seguir trabalhando. Nosso foco agora é apenas conquistar a classificação no torneio nacional", assegurou.

Com o foco definido, Antônio Carlos tem de contornar problemas de lesão para montar um time forte nesta quarta-feira. E fará alterações em quase todos os setores da equipe em relação àquela que entrou em campo no empate contra o Mirassol, no último sábado.

Na defesa, Marcos terá a companhia de Márcio Araújo, improvisado na lateral direita, Danilo, que volta após ser poupado, Léo e Eduardo, agora em sua posição de origem. No meio, Pierre ganha a ajuda de Edinho na marcação, enquanto Diego Souza retorna ao time juntamente com Ivo, escolhido para substituir Cleiton Xavier, lesionado e fora pelos próximos dez dias.

Na frente, Ewerthon foi novamente vetado pelo departamento médico e deve ser substituído por Vinícius. Apresentado segunda-feira, o lateral direito Vitor, ex-Goiás, não tem condições legais de jogo, pois já atuou por sua ex-equipe na competição. Bruno Paulo, que veio do Flamengo, pode até ficar como opção no banco de reservas.

Já pelo lado do Paysandu, sem poder contar com o meio-campista Fabrício, lesionado, o técnico Charles Guerreiro resolveu adotar o esquema 3-5-2, com Rogério Corrêa entrando no time para atuar ao lado de Paulão e Leandro Camilo no tripé defensivo.

Na visão do novo titular, no entanto, a alteração de esquema não significa que a equipe ficará o tempo todo esperando o Palmeiras no campo defensivo. "Muita gente pensa que jogar assim deixa o time mais defensivo, o que é um engano. A defesa fica sem um jogador e o meio-de-campo ganha mais um. Tudo depende de como os jogadores encaram a forma de jogar", filosofou.

O técnico Charles Guerreiro assinou embaixo das palavras de Corrêa e avisou que a equipe paraense tentará se aproveitar do mau momento vivido pelo Verdão para surpreender e deixar o Palestra Itália com a classificação à próxima fase.

"O momento do Palmeiras não é bom e, de repente, dá até para tirar proveito desse tipo de situação, pois o momento do Paysandu é bom, principalmente depois de uma vitória", comentou o ex-volante, que levou o time à conquista do título da Taça Cidade de Belém.

Para sair vitorioso do Palestra, a chave é 'fácil', segundo Guerreiro. "Temos que neutralizar o ponto forte do Palmeiras e já detectamos que ele está nas bolas paradas", finalizou o treinador do Papão.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X PAYSANDU

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 31 de março de 2010, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)

PALMEIRAS: Marcos; Márcio Araújo, Danilo, Léo e Eduardo; Pierre, Edinho, Diego Souza e Ivo; Vinícius (Bruno Paulo) e Robert
Técnico: Antônio Carlos Zago

PAYSANDU: Alexandre Fávaro; Paulão, Leandro Camilo e Rogério Corrêa; Allax, Tácio, Sandro, Marquinhos e Zeziel; Moisés e Didi
Técnico: Charles Guerreiro

* A partida será transmitida ao vivo pela ESPN a partir de 21h40.

Nenhum comentário: