quinta-feira, 29 de abril de 2010

Passagem de barco intermunicipal vai aumentar

Em vigor há uma semana, o aumento autorizado pela Agência de Regulação de Serviço Público do Estado do Pará (ARCON) das passagens intermunicipais, por via terrestre e fluvial, já surtiu efeitos em Santarém. O dono de um barco que faz linha para Oriximiná alegou que, com o aumento do salário e do combustível, o preço da passagem deve subir, porém, não mais que cinco reais. Em um barco que faz linha para Alenquer, os proprietários devem fazer um orçamento do preço com o reajuste, para ser entregue até o dia 26 de maio para a ARCON.
Contudo, outro proprietário de um barco que faz linha para Alenquer definiu o aumento de 15 para 20 reais, equivalente ao preço da viagem para o mesmo destino, só que de lancha. Um barco que faz linha para Monte Alegre cobra atualmente 25 reais, enquanto que na lancha o preço sobe sete reais.
O reajuste será feito em duas etapas: a primeira iniciou na sexta (16), com 7,93% de reajuste; a segunda no dia 1º de dezembro deste ano, com 7,53% de reajuste, totalizando em 16,06% de aumento autorizado pela ARCON. Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o aumento está acima da inflação medida desde o último reajuste no setor.

Um comentário:

TRIBUNA disse...

até posso concordar com esse aumento embora abusivo,mas na mesma proporção alguns proprietários desses barcos deveriam também aumentar o nível de educação,Higiene gentileza,tratando o passageiro(principalmente idosos) como alguém que de fato está pagando uma passagem e não viajando de favor.Nazareno -Itaituba