quinta-feira, 29 de abril de 2010

UFOPA oferece crusos de licenciaturas para professores nas férias escolares

Luana Leão
Repórter


Com o propósito de qualificar os professores atuantes que não possuem magistério ou licenciatura, o governo federal criou o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PLANFOR). O plano solidifica a Política Nacional de Formação de Professores, instituída pelo Decreto 6755/2009, que prevê um regime de colaboração entre a União, estados e municípios, para a elaboração de um plano estratégico de formação inicial para os professores que atuam nas escolas públicas.
O curso será intensivo durante as férias escolares, para não atrapalhar o andamento do calendário da escola que forneceu as salas. Após isso, os participantes terão educação à distância. No total, serão ofertadas 1.750 vagas para os municípios de Santarém, Itaituba, Oriximiná, Juruti, Óbidos e Monte Alegre.
A formação inicial abrange três situações: professores que ainda não têm licenciatura; professores já formados, que lecionam em área diferente daquela em que se formaram; e bacharéis sem licenciatura, que precisam de estudos complementares que os habilitem ao exercício do magistério.
No mês de abril, um grupo de pró-reitores da UFOPA esteve nos municípios que serão atendidos no Oeste do Pará, para selecionar os futuros professores e avaliar as condições das escolas que irão atender o plano, bem como, a internet local para o ensino à distância. Segundo o reitor, José de Seixas Lourenço, a delegação que visitou os municípios, chefiada pelo pró-reitor de ensino da UFOPA, Rodrigo Ramalho, avaliou a estrutura das escolas públicas de forma positiva.

Nenhum comentário: