quinta-feira, 8 de abril de 2010

Após pressão, governo recua e GP Brasil de Atletismo será em Belém

Nesta quinta-feira (08), o jornal Folha de São Paulo veiculou matéria sobre a exclusão de Belém do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), onde deveria estar programada a realização do Grande Prêmio Brasil de Atletismo, que ocorre na capital paraense desde 2002.

A eliminação ocorreu por um motivo simples: o Governo do Estado não demonstrou interesse e não teria confirmado recursos para a realização do GP Brasil em Belém.

Em Brasília, o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) entrou em contato com a confederação. “É lamentável que estes fatos estejam acontecendo dessa maneira. O Governo do Estado precisa com urgência mudar a maneira de agir em relação aos grandes eventos. Perdemos a Copa do Mundo por falta de mobilização da governadora e o mesmo ocorreu agora, onde corremos sérios riscos de perder o GP Brasil. O governo precisa entender que um evento desse porte gera empregos, movimenta a cidade, os restaurantes, os taxistas, os hotéis... além de divulgar uma imagem positiva do nosso Estado, o que atrai turistas posteriormente”, lamentou Flexa Ribeiro.

Na ligação, o superintendente técnico Martinho Nobre dos Santos explicou que os eventos devem ser programados com pelo menos três meses de antecedência. Ele relatou que uma primeira reunião da CBAt e o Governo do Estado ocorreu ainda em 8 de fevereiro.

O Governo pediu uma prorrogação do prazo para dar uma resposta. Em 28 de fevereiro, novamente o Governo não informou se iria ou não realizar o GP Brasil. A CBAt aguardou novamente até o fim de março, sem que tivesse qualquer tipo de contato por parte da SEEL e do Governo do Estado.

Com isso, a CBAt excluiu Belém da programação, que foi lançada esta semana. Justamente para esclarecer a questão – inclusive sobre a necessidade de patrocínios - o Senador Flexa Ribeiro encaminhou ofício à confederação ainda pela manhã, colocando também toda a bancada federal à disposição para auxiliar no que for necessário para manter Belém na programação. “Se o Governo do Pará não fosse garantir, a bancada iria. Belém ficar sem o GP seria inadmissível”, disse Flexa Ribeiro.

Depois, o trabalho de mobilização continuou também em ligações para outros parlamentares e pela internet, através da rede social Twitter (www.twitter.com/flexaribeiro).

“Pela internet, as pessoas foram avisadas do que estava acontecendo e começou uma mobilização para chamar a atenção da governadora. Felizmente, parece que deu certo. No final do dia, recebi ligação da Confederação dizendo que a assessoria da governadora Ana Julia Carepa entrou em contato e que iria manter o que acontece em Belém desde 2002: a realização de um evento internacional do porte do GP Atletismo. É ponto para o Pará e à todos paraenses”, afirma o senador Flexa Ribeiro.

No ofício encaminhado na noite desta quinta-feira para o Senador Flexa Ribeiro, o presidente da CBAt, Roberto Gesta, elogia a atuação de Flexa Ribeiro e agradece pelo empenho. “Mais uma vez, manifesta sua preocupação, procurando manter no seu Estado, e na região da qual faço parte, um evento esportivo que se tornou símbolo do Atletismo nacional”, afirma Gesta. O dirigente informa ainda que a assessoria da governadora entrou em contato e confirmou a realização do Grand Prix de Atletismo em Belém.

Evento deverá ser em maio
A CBAt confirmou, já na noite desta quinta-feira, a realização do Meeting para o próximo dia 19 de maio, uma quarta-feira, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Segundo a CBAt, pela primeira vez, o GP de Belém será disputado à noite.

"Com temperatura amena e a boa iluminação do Estádio Olímpico, teremos certamente bons resultados em Belém", disse o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo. "É importante a permanência da capital do Pará no circuito, já que o público local, por diversas vezes foi superior a 40 mil pessoas para ver a competição, recorde absoluto em eventos atléticos na América do Sul", completou o dirigente.

O "Brazilian Athletics Tour-2010", conta com outros quatro Meetings, no mês de maio: dia 16 - Fortaleza, dia 23 - Rio de Janeiro, dia 26 - Uberlândia, dia 30 - Maringá.

História
O GP Brasil de Atletismo teve sua primeira versão em 1985, em São Paulo. A partir de 1996, passou a ser disputado no Rio de Janeiro. De 2002 até 2009, a sede foi Belém, onde a primeira edição foi marcada pela reinauguração do Mangueirão, que havia sido reformado à época e adaptado para ser um estádio olímpico. "O futebol é muito forte no Pará e sempre atraiu grandes torcidas. Em 2002, o Brasil conheceu a vocação do paraense também para o atletismo. E, agora, o governo simplesmente não trabalha e correu sério risco de perder o GP. A pressão política e popular evitou mais uma derrota", disse Flexa Ribeiro.


Recorde
Belém é a cidade de maior público do atletismo na América Latina, registrado em 2002 com 41.215 torcedores. Durante os três anos seguintes, a média foi sempre superior a 40 mil pessoas. Dos 38 recordes registrados na IAAF e CBAt, 17 foram estabelecidos em São Paulo, nas 11 edições. Em Belém já foram estabelecidos 15 recordes em apenas oito edições.

Nenhum comentário: