quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vacinação paga contra gripe suína só começa no final de maio em Santarém

Os números da força da influenza A (H1N1) - a gripe suína - na população brasileira entre 20 e 29 anos em 2009 nitidamente preocuparam os jovens que começaram a ser vacinados esta semana na terceira etapa de imunização da campanha promovida pelo governo federal. Mas no Pará, apenas em Belém clínicas particulares estão ministrando as doses da vacina, que só podia ser encontrada nos postos de vacinação do SUS. Em Santarém, a maioria dos hospitais e clínicas não fez encomenda da vacina e nem está preparado para atender o público de uma maneira em geral.

O Estado do Tapajós fez um levantamento junto à rede particular de saúde e constatou que apenas o Pronto Atendimento Infantil(PAI) vai disponibilizar a vacina contra a gripe H1N1 a partir do final do mês de maio. "Já fizemos o pedido e fomos informados que as doses da vacina estarão disponíveis para o PAI a partir do fim da campanha nos postos do SUS, que será na segunda quinzena de maio", explicou a direção da clínica pediátrica.

O preço da vacina na rede privada em Santarém também ainda não foi definido. Em Belém, a dose da vacina contra a gripe suína custa 90 reais.

O Hospital São Camilo confirmou que haverá vacinação a pacientes conveniados ou particulares, mas não informou quando a imunização começará. A Clínica Albany descartou a imunização e o novo hospital da Unimed também informou que não vai vacinar contra a influenza A.

Nenhum comentário: