sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vic Pires Franco: Uma história exemplar

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal


O deputado federal Vic Pires Franco era um dos amigos mais íntimos de Romulo Maiorana Jr., o principal executivo do grupo Liberal. A amizade remontava à infância de ambos e se manteve quando tentaram iniciar um negócio próprio juntos, em uma banca de revistas de luxo na avenida Presidente Vargas, que não deu certo. E quando se arriscaram na carreira política, filiando-se ao PMDB, com ficha abonada pelo então governador Jader Barbalho. O chefe do PMDB se tornaria depois inimigos de ambos, permaneceria como o Belzebu dos Maiorana e é tratado pelo deputado do DEM conforme as circunstâncias e o sentido dos ventos. Vic prosperou na política e Rominho nos negócios, sempre como aliados.

Até que se atritaram e o nome de Vic, abundantemente citado nos veículos do grupo Liberal, entrou para o índex da casa. O deputado se vingou propondo uma ação popular contra o “convênio” (na verdade, um contrato) através do qual a Funtelpa (Fundação de Telecomunicações do Pará) cedia sua rede de estações para retransmitir as imagens geradas pela TV Liberal e ainda lhe pagava uma espécie de aluguel, que somou 32 milhões no seu período de vigência, de uma década. Foi um dos maiores escândalos do reinado tucano de 12 anos.

A represália parece ter dado certo porque a relação foi restabelecida, Vic desistiu da autoria da ação judicial e seu nome voltou a ser citado. Até recentemente, quando parece ter-se desencadeado novo atrito. Seu sintoma é o mesmo: o nome de Vic sumiu dos veículos do grupo Liberal. Novamente deu o troco, desta vez através do seu blog. Nele podem-se ler comentários, como:

– Duciomar Costa não está mais de castigo nas páginas de O Liberal

Está no corredor da morte

Sem apelação

Sem perdão

Só um milagre o tira de cadeira elétrica

Ou da forca

Mas como milagres existem, vamos ficar no aguardo.

Seria o "Milagre da rua 25"

– No Liberal, as podruras do prefeito Duciomar

No Diário, as da governadora Ana Julia.

Aproveitem porque alegria de leitor paraense dura pouco.

– Pelo amor de Deus não comecem a ficar com pena do prefeito Duciomar pelas pancadas que ele anda levando nas páginas de O Liberal.

Muito pelo contrário.

Aproveitem, porque alegria de leitor paraense dura pouco.

Depois dessas declarações, haverá possibilidade de nova reconciliação entre Vic Pires Franco e Romulo Maiorana Júnior?

À parte esta questão, verifica-se uma situação estranha em relação à ação popular contra o “convênio”, revogado já na administração Ana Júlia Carepa. A juíza Rosileide Filomeno, da 3ª vara cível, rejeitou a ação, considerando legal a relação entre a Funtelpa e a TV Liberal. Domingos Conceição, que assumiu a causa quando Vic dela desistiu, recorreu. O recurso chegou ao tribunal no final de dezembro de 2007. Desde então, nove desembargadores (do total de 30) recorreram a motivos de foro íntimo para se recusar a apreciar o processo. Em agosto de 2008 ele foi redistribuído pela 10ª vez, estando desde então no gabinete da desembargadora Luzia Nadja do Nascimento, sem despacho.

Um comentário:

Anônimo disse...

A situação atual faz parte duma orquestração para consumo externo. O Vic mesmo diz que, além de amigo pessoal, é compadre do Rominho, e que não tem nenhum constragimento em criticar as ORM, sabendo separar amizade de outras questões.