quinta-feira, 3 de junho de 2010

Barcos intermunicipais desistem de reajustar passagem

Aritana Aguiar

Mesmo com o aumento autorizado pela Agência de Regulação de Serviço Público do Estado do Pará (ARCON), para as viagens intermunicipais as embarcações de Santarém não fizeram nenhum reajuste de passagens até o momento.

O aumento deveria ser de 7, 93%(1ª parte), a partir do dia 16 deste mês, Hamilton Diniz um dos proprietários de uma embarcação, afirma que há quatro anos não foi reajustado a passagem para Itaituba. "Mesmo sendo muito tempo sem aumento os passageiros, reclamam do preço atual(R$ 49,50), e pedem desconto,"declarou.

"Há mais de dois anos não houve reajuste da passagem para Monte Alegre, apesar de ser 25 reais, os passageiros, questionam achando caro e somos obrigados a dar desconto para não perder o cliente", afirmou Elizete Sadala, sócia de uma embarcação. E completa: "desde a abertura das lanchas, a venda caiu um pouco e isso tem prejudicado".

Os preços de passagens da lancha não diferenciam muito das embarcações. Um barco que faz linha para Oriximiná teve reajuste de passagens há mais de um ano, e está cobrando 40 reais, enquanto na lancha o valor é de 52 reais. Para Monte Alegre os barcos cobram 25 reais, na lancha 32 reais.

De acordo com a ARCON em 1º de dezembro deverá ser permitido o segundo reajuste completando um aumento de 16,06%.

Jailson Caetano, tripulante e vendas, afirma que mesmo havendo aumento isso dificulta a venda de passagens. "Para Monte Alegre, a passagem que custa 25 reais, tiramos cinco de desconto; para Almeirim, deixamos por 50 reais a passagem que custa 60", e completa: " os clientes reclamam, acham que o preço da passagem está alto".

Nenhum comentário: