sexta-feira, 2 de julho de 2010

Missionários especializados para a Amazônia



Rádio Vaticano:

Brasília, 02 jul (RV) -
O Centro Cultural Missionário (CCM), a Comissão para a Amazônia e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), formou, de 9 a 30 de junho, a 1ª Turma Missionária com enfoque exclusivo para a Amazônia.

O evento, que teve como tema “Pescadores de gente para a vida (Lc 5, 10)”, reuniu cerca de 29 pessoas, sendo dois leigos; um diácono permanente; oito padres e 18 religiosas, vindos das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Leste, Oeste e Sul do Brasil, e uma da Itália.

Segundo o diretor do CCM, Padre Estêvão Raschietti, a finalidade do curso foi oferecer uma preparação humana, espiritual, intelectual e prática a presbíteros, religiosos, leigos, enviados a regiões tipicamente missionárias como a Amazônia.

Padre Estevão explica que se procura ajudar a aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão da missão, a visão mundial dos desafios missionários, o processo de encontro com as outras culturas, os fundamentos bíblicos e teológicos da missão e a espiritualidade missionária.

Para a coordenadora do curso, irmã Maria Irene, a iniciativa foi importante para nortear os missionários antes de começarem a missão: “Antes de se hospedar em terras alheias, o missionário deve conhecer a realidade do lugar e seu contexto” - destacou.

Segundo o assessor da Dimensão Missionária da CNBB e Secretário Executivo do Conselho Missionário Nacional (COMINA), Padre José Altevir da Silva, a formação dos missionários para a Amazônia passa pela possibilidade da formação da sensibilização daquele povo. “Não é apenas chegar lá e achar que vai conseguir mudar tudo. Se alguém for com esse pensamento, não acontecerá nada. Precisa unir-se ao povo, ser um deles, assim você conquistará o sentimento amazônico, se tornará um deles de verdade” - destacou.

Durante o curso, os participantes estudaram três grandes temas: “A missão hoje: dimensão humana, histórica e teológica”; “Desafios para a missão hoje: o mundo e a Amazônia”; e, “O sujeito da missão hoje: memória, projeto e seguimento”. A segunda turma será formada entre os meses de setembro e outubro de 2011.
(CM)

Nenhum comentário: