terça-feira, 20 de julho de 2010

Presidente da Fenaj denuncia recrudescimento da censura à imprensa no país

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo de Andrade, denunciou hoje (20) o "recrudescimento de ações de censura" ao trabalho da imprensa e também da prática de violência contra profissionais que noticiam irregularidades envolvendo candidatos que disputam as eleições deste ano. Segundo ele, a Fenaj está aliada ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e isso deverá ser seguido por qualquer um dos candidatos que vencerem a próxima eleição da entidade, que será realizada nos dias 27, 28 e 29 deste mês.

Andrade destacou que os jornalistas mostram à sociedade o que ela precisa saber sobre os candidatos, porque seu trabalho tem "natureza essencialmente pública". Ele falou durante reunião do MCCE, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

As entidades que fazem parte do movimento estão procurando esclarecer sobre as eleições deste ano. O secretário-geral da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidl, recomendou que o movimento fiscalize se a lei da Ficha Limpa está mesmo sendo obedecida e, ao mesmo tempo, oriente o eleitor para exercitar o voto consciente. "O eleitor deve conhecer a trajetória do candidato e se certificar se ele esta comprometido com os direitos sociais."

Algumas cartilhas com orientações eleitorais foram distribuídas durante o encontro. Entre elas, a que trata da corrupção eleitoral.

Nenhum comentário: