quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Prefeita se queixa que suas ordens não são cumpridas por empreiteiras

Em entrevista ao radialista Sinval Ferreira, da Rádio Rural, a prefeita Maria do Carmo queixou-se que as empreiteiras que trabalham para a Prefeitura de Santarém não têm obedecido a suas ordens e por isso muitas obras estão paralisadas ou atrasadas. ‘Quando o Everaldo saiu de Santarém a minha relação com as empresas tem ficado muito ruim, acho que devido eu ser mulher podem fazer o que quiser. O Everaldo tinha um tom de voz que havia obediência, parece que tinha bom funcionamento. Mas estão enganados se pensam que vou deixar que isso aconteça”, afirmou Maria na entrevista que está publicada abaixo, na íntegra:

COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DO PORTO DA VILA ARIGÓ?

MARIA- Não temos nenhum projeto para a Vila Arigó o que tinha que ser feito foi realizado pelo governo anterior. Agora deveríamos tratar de uma recuperação para dá uma utilidade melhor para o local. A Vila Arigó é um ponto particular, se alguém quiser explorá-lo é só entrar em contato com a minha pessoa. Eles deverão recuperar a orla, utilizar e pagar para o município. Pois está ocioso, todos os anos e nada está sendo pago para o município. Não temos autorização do governo federal para fazer essa organização. Sabemos que pela lei quem pode organizar a parte portuária é a CDP (Companhia Docas do Pará). Pedi a autorização da CPD e não foi concedida. A prefeitura que gasta o dinheiro é quem recebe as criticas enquanto deveria ser a CPD, que é do governo federal e que utilizasse a orla para parar qualquer embarcação, deveria pagar, pois em qualquer lugar do mundo, paga-se. Mas não vou exigir pagamento, por que está um pouco desorganizado. Então quando estiver na sua devida organização será um novo terminal, então as embarcações que forem atracar deverão pagar a taxa. E muitos não irão justamente a se negar fazer o pagamento.

E COMO FICA O TERMINAL FLUVIAL?

MARIA-O terminal está com sua primeira parte pronta, e estamos na segunda parte, mas temos que ser consciente que o DNIT faça a liberação. Sempre estou viajando para Belém e Brasília. Agora o DNIT ficou de fazer a liberação do recurso e as obras da segunda fase. Ressalto que a parte mais difícil já passou e agora é somente uma adequação, e quando estiver liberado podemos mudar o terminal da Tiradentes para o novo. Por que agora falta a parte do píer, das balsas que custa mais de cinco milhões de reais. E falta a liberação da verba, afinal sem dinheiro não temos como executar as obras.

PREFEITA COMO A QUESTÃO DA AVENIDA FERNANDO GUILHON QUANTO A ROTATÓRIA ....

MARIA-A rotatória foi feita justamente para atender os anseios da própria comunidade. Pois, o projeto original prevê que a rotatória seja mais na frente, mas os veículos teriam que dá a volta muito acima para ter acesso ao bairro do Santarenzinho. Antes de iniciarem as obras, houve até uma manifestação, solicitando que tirassem a rotatória do local. Então foi acordado com a comunidade, que ficaria em outro local, o projeto foi modificado, apesar de ter sido avisado pelos engenheiros que o novo local não seria bom. Foi executado de acordo como as comunidades queriam, e agora não posso mais alterar o projeto, tenho que concluir a obra e prestar contas. E está próximo do termino, e a segunda parte iniciará após as eleições. Depois da prestação de contas e houver aprovação então analisaremos o que pode ser feito com a rotatória. Solicito que as pessoas também tenham mais atenção, o acidente que ocorreu recentemente está bem obvio que não foi por falta de sinalização, sabemos que foi falta de atenção só não posso saber de quem.

E O LADO DIREITO DA FERNANDO GUILHON. O ASFALTO QUE FOI COLOCADO, EM QUE MUITOS CLASSIFICAM COMO RECAPEAMENTO. ONDE O ASFALTO NÃO ESTAVA BOM. VAI FICAR ASSIM OU VIRÁ UMA SEGUNDA ETAPA?

MARIA-Esse asfalto foi feito em 2008, quando foi recapeado todo o Fernando Guilhon é um asfalto de qualidade. Quando previmos a construção dessa obra, sabíamos que antes tinha um asfalto muito ruim, agora pretendemos fazer uma pista nova e na lateral é completamente novo também. E se ficar com a mesma qualidade da obra de 2008, ficaremos muitos satisfeitos, por que não foi essa mesma qualidade no viaduto. Ressalto que todo mês é feito manutenção no viaduto. Eu estou na justiça para que a empresa responsável faça o recapeamento, em cima do viaduto. O asfalto feito há quatro anos está com problema o que foi feito há dois anos não apresentou nenhum problema. A própria Mello de Azevedo abriu vários buracos para colocar, tubos. E estou ciente de uma água que saindo próximas as obras e eles terão que consertar. A qualidade do asfalto da Fernando Guilhon é da mesma qualidade da Rui Barbosa e Barão do Rio Branco.

QUANTO AS OUTRAS RUAS, SALVO ENGANO QUE O PRAZO JÁ SE ACABOUDAS EMPRESAS ENTREGAREM ASFALTADAS. COMO ESTÁ ESSSA SITUAÇÃO?

MARIA-O que temos em destacamento é a Borges Leal e Turiano Meira, a empresa já afirmou que não tem condições fazer as duas frentes de trabalho ao mesmo tempo, foi a mesma empresa que recapeou a Magalhães Barata. Então estão fazendo em seu tempo. Fico decepcionada com essa situação, já entrei em contato com a empresa para uma conversa. Quando o Everaldo saiu de Santarém a minha relação com as empresas tem ficado muito ruim, acho que devido eu ser mulher podem fazer o que quiser. O Everaldo tinha um tom de voz que havia obediência, parece que tinha bom funcionamento. Mas estão enganados se pensam que vou deixar que isso aconteça.

A EMPRESA CONTRATADA PARA FAZER ASFALTO É A SANENG. ELES MESMOS DECLARAM QUE NÃO TEM UMA FABRICA PARA FAZER ASFALTO.

MARIA- Em Santarém tem apenas uma usina de asfalto disponível para a prefeitura. Tinha uma pequena que foi desativada, por questões ambientais, a que está em atividade trabalha para a empresa e para outras prefeituras e outras obras inclusive do governo do estado. Entendemos que há congestionamento de pedidos a serem feitos, pois quem dá trabalho é a nossa operação tapa buraco. Agora estamos com outra usina de asfalto que está sendo preparada, uma empresa ganhou a licitação que vai trazer para Santarém a sua usina de asfalto. O município não tem usina de asfalto, a que era do município está sendo reformada, adequada, com questões ambientais e tecnológicas. Daqui para o final do ano ela vai voltar a funcionar. Lembrando que será pequena, pois não agüentará muitos pedidos. Só temos esses problemas por que temos muitas obras. Estamos com sete frentes de asfalto na cidade, fora as outras demandas que a empresa com certeza absorve. Assim que a nova usina estiver regular iremos reiniciar o asfaltamento da Rui Barbosa (recapeamento). Quero continuar o recapeamento até a Curua-Una, mas não vou afirmar quando vou iniciar ou terminar para não haver problemas com a população. Sei que estamos indo de forma lenta, mas está sendo consistente.

RECLAMAÇÕES QUANTO A FALTA DE PEDIATRA NO PRONTO SOCORRO MUNICIPAL...

MARIA - É a primeira vez que estou ouvindo reclamações quanto à falta de pediatras no hospital. Sei que o quadro de médicos no PSM é bom, confesso que é pequeno. A disponibilidade pediátrica é pequena, em Santarém. Salvo engano tenha-se de 5 ou 6 pediatras e temos esses profissionais em nossa rede, mas acredito que esteja com essa falta. Peço desculpas a população por essa situação vou entrar em contato com o secretario Jose Antônio, para saber o que está acontecendo, e tentar corrigir o mais rápido possível. Essa deficiência de pediatra em Santarém é antiga tanto que resistir em fazer uma urgência pediátrica, pois para ter uma urgência emergência pediátrica. tem que haver um pediatra 24 horas por dia, sei que em Santarém não há profissionais o suficiente com disponibilidade para isso. Afinal, terá que ser no mínimo três médicos para ter pediatra 24 horas. Por isso nunca me animei para fazer essa urgência. Estamos tentando atrair médicos de Belém, Manaus,quando entrei a rede tinha apenas 57 médicos e agora estamos com 130, ainda assim não conseguimos cumprir todas as demandas. Peço desculpas para a população santarena.

PREFEITA COMO A SENHORA VIU A PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL NESSA TERÇA FEIRA(17)?

MARIA - O diálogo com os professores por que tem demanda deles com progressão funcional, a questão de abonos, eles querem o ano inteiro, não em uma época especifica, a prefeitura tem que planejar para atender aos pedidos. Ressalto pelos serviços prestados pelos professores. Também há uma cobrança que eles devem cumprir quanto ao que é colocado no plano tudo para que tenha bons resultados e as crianças saiam no lucro. Os pais devem cobrar os cuidados com seus alunos. Lembro que tanto a prefeitura quanto os professores tem seus direitos e deveres.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sr Editor -
Com todo respeito que tenho pela Sra. Prefeita, entendo que há um equivoco quanto aos motivos que ela afirma que suas orientações não estão sendo cumpridas pelas empresas prestadoras de serviços. Nos concede o direito de pensar que o que o tom de voz do sr Everaldo fazia com que as empreiteiras cumprissem com as orientações e ela por ser mulher eles não os atende. Creio que além de ser um desrespeito a uma autoridade, ainda existiria a questão de preconceito. Ambos crimes prescritos em lei.
Tenho a entender que quem manda na cidade é o prefeito de posse de todas as suas diretrizes que o cargo lhe concede, devidamente amparado pelo Plano Diretor da cidade aliado aos Códigos de Postura. Além disso, em todos essas obras obrigatóriamente existem contratos firmados e assinados pelas partes onde existem regras a serem cumpridas também de ambos os lados. Se as empreiteiras não estão cumprindo com o que determinam os contratos, a Prefeitura tem todo respaldo jurídico para acioná-los civilmente. Por isso, entendo que não há como querer se justificar que as obras não estão sendo realizadas por falta de atendimento a instruções pelo fato do Prefeito ser uma mulher.
Desculpem e me corrijam se estou errado, mas, se isso estiver ocorrendo, a Sra, Prefeita deveria processar as empreiteiras pelos crimes de descumprimento de ordem de autoridade oficial, além de preconceito.
Por favor sr Editor, me corrija se estiver errado

Antenor Pereira Giovannini

Zé do brejo disse...

As declarações da prefeita Maria do Carmo só confirmam o que todo mundo já sabia. Quem mandava e era prefeito de fato era o Everaldinho!!!