sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Estimativa do Censo 2010 aponta Santarém com mais de 300 mil habitantes

Aritana Aguiar
Free lancer


Após um mês de visitas dos recenseadores do IBGE aos domicílios de Santarém, a gerência do órgão revela já o censo no município já atingiu aproximadamente 63% de coletas. Segundo o chefe da agência do IGBE de Santarém, Edilberto Figueira, já foram visitados 45.526 domicílios, totalizando mais de 188.573 pessoas recenseadas. Desse valor quase 91.282 são homens e 97.291 são mulheres.

Foi constatada a redução da média de moradores por casa. "Se continuar neste ritmo até o fim da coleta provavelmente Santarém chegue a 300 mil habitantes", informou. Ebilberto garante que algumas pessoas tentam em resistir em passar informações aos recenseadores com receio de que seja para outros fins. Segundo o chefe estima-se que 70% da população santarena se mantenha na área urbana.

Dia 31 de outubro em todo o Brasil deve ser encerrada a coleta de dados do Censo 2010 do IGBE. Em Santarém o chefe da agência Edilberto Figueira garante que o ritmo está no esperado. "Já concluímos 63% da coleta não somente na área urbana, como nas várzeas, planaltos, e outras localidades", assegurou. Como alguns estados do Brasil houve atraso em contratar mais recenseadores, até o momento em Santarém não houve essa necessidade.

Nenhum comentário: