quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Estrutura aeroportuária

Adenauer Goes
adenauergoes@gmail.com

A concepção dos aeroportos mudou radicalmente. Para quem acompanhou esta evolução, ficou muito fácil perceber a concepção de estrutura de defesa e segurança que caracterizava as antigas instalações de 20 anos atrás e até mesmo suas administrações militares, para o modelo atual pautado na concepção de negócios, lazer e prestações de serviços. São os chamados aeroshopings.

Recentemente tive oportunidade de transitar em alguns aeroportos internacionais e pude comprovar em loco esta evolução mercadológica e de certa forma compará-los a nossa realidade nacional. Como exemplo de ponta, vou fornecer algumas informações sobre o aeroporto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e que é a casa da Emirates Airline.

Trata-se na realidade de um grande shopping Center de altíssimo padrão, onde as mais famosas marcas e grifes estão presentes, com produtos de nível nas lojas e vitrines expostos aos olhares de consumidores das mais diversas nacionalidades que transitam pelos amplos e largos corredores e espaços de circulação.Bons preços e ofertas atrativas são uma característica dos free shops que oferecem desde produtos eletrônicos, artigos esportivos, perfumes, a tudo que você possa imaginar.

As áreas de check in são amplas e sem tumulto ou grandes filas. O mesmo pode ser percebido no setor de passaportes e de retirada de bagagens. Tudo muito bem organizado,rápido,bem informado e limpo.No setor de imigração, os visitantes são submetidos ao eye scan, através do qual sua identificação fica gravada por imagem da Iris.

A Sala Vip é um capitulo a parte. Ressalte-se que são oferecidas duas grandes salas, uma simplesmente suntuosa, oferecida aos passageiros da first class e outra para os da business class.Vamos fazer alguns comentários a mais da segunda opção.No lounge, além de áreas de descanso, com muitos divãs e confortáveis sofás,há várias poltronas massageadoras.Este conforto é reconfortante para aqueles que necessitam passar um tempo maior aguardando sua conexão.Várias publicações são oferecidas,existem diversos restaurantes self service, que oferecem desde comida quente, até frutas, cereais,doces ,carpaccio e canapés.Há bebidas variadas, desde vinho, até chás.Quatro salas de TV estão a disposição e dois business Center com diversos computadores, assim como o Kids Club, com lanches especiais e guloseimas próprias para os pequenos.

Quem tiver interesse e necessitar pode usar chuveiros, com toalhas e sabonetes disponíveis. Outro ponto de destaque é a atenção e educação dispensada pelos funcionários e o nível de informação.

São colocados a disposição dos passageiros também o Spa Timeless com tratamentos de beleza, cabeleireiros e massagem, estes serviços, no entanto precisam ser pagos.

Sem duvida que esta é uma estrutura aeroportuária do assim chamado primeiro mundo, onde conforto e qualidade não são mera retórica. Serve no entanto para acompanharmos a evolução neste mundo que cada vez fica mais próximo destino a destino.Caso não tenhamos políticas de investimento infraestrutural e de qualificação de prestação de serviços permanente, as diferenças e distancias vão ficando cada vez maiores.É só comparar.

Nenhum comentário: