segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Correção: TSE não cassou candidatura de deputado estadual eleito no Pará


Raimundo Pinheiro dos Santos teve sentença transitada em julgado por abuso do poder econômico decorrente da arrecadação e aplicação ilícita de recursos na campanha eleitoral de 2006, com inelegibilidade de três anos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), por maioria, julgou improcedente ação de impugnação formulada pelo MPE e deferiu o pedido de registro de candidatura.  O tribunal regional entendeu que a Lei da Ficha Limpa “não é aplicável às situações que se lhe antecedem e nem à disputa eleitoral em curso em respeito aos princípios constitucionais da irretroatividade da lei e da anualidade em matéria eleitoral”.  Sustentou que a resposta do TSE a consulta, no sentido de considerar aplicável a lei ao pleito eleitoral deste ano, não tem caráter vinculante.

Processo relacionado: RO 81115

----
Nota da redação: 
O Blog do Estado errrou ao informar anteriormente que o candidato que teve o registro indeferido teria sido o deputado eleito Raimundo Santos(PR). 

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Miguel, caso seja mantido o indeferimento do registro de candidatura de Raimundo Santos, quem entra é Haroldo Martins pois a coligação do mesmo terá a maior média da rodada com mais de 69 mil votos.

Anônimo disse...

só uma correção. quem teve o registro julgado pelo TSe foi o raimundo pinheiro dos santos (PDT), também conhecido como Raimundo Pinhiero. E quem foi eleito este ano foi o RAIMUNDO JOSE PEREIRA DOS SANTOS (PR), conhecido como Raimundo Santos, e que é o do escândalo das sanguessugas, mas que não sofreu impugnação. tava limpo para concorrer.
portanto a decisão do TSE em nada interfere na distribuição das vagas