O imaginário amazônico presente em histórias repassadas de geração a geração foi a inspiração para o projeto realizado por Elizangila Dezincourt, contemplado pelo edital de Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010, do Instituto de Artes do Pará (IAP). O espetáculo “O Fantástico Expressionismo do Imaginário Amazônico” será apresentado nesta terça (14), às 19h, no Cine Sesc de Santarém, dentro do Circuito das Artes.
Elizangila explica que iniciou a pesquisa recolhendo histórias nos municípios de Óbidos, Oriximiná, Alenquer, Juruti e Santarém. Ela visitou bibliotecas, universidades e entrevistou pessoas conhecidas como contadores de histórias em diversas comunidades. “Encontramos diferentes versões das mesmas histórias, como as lendas do boto e da cobra grande. Mas em todos os lugares os contadores ligam essas histórias à vida deles, como testemunhas ou mesmo protagonistas”, revela.
Todos os depoimentos foram registrados em cinco vídeos e transcritos junto com o material bibliográfico. Elizangila fez uma triagem do material levantado e, a partir daí, criou o espetáculo.
“Foi um processo difícil, pois se trata de um material muito amplo e rico, mas graças à bolsa do IAP, pude desenvolver o projeto com a seriedade e a profundidade que o tema exigiu”, conta Elizangila, que além da pesquisa, assina o texto e a direção da peça.
Com formação em Letras, a pesquisadora pretende agora desdobrar o projeto, editando os vídeos com recursos de animação para ilustrar as histórias, além de lançar um livro. Em janeiro ela irá realizar uma temporada de “O Fantástico Expressionismo do Imaginário Amazônico”, percorrendo as cinco cidades visitadas durante a pesquisa.
SERVIÇO
Circuito das Artes, com resultado das Bolsas de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística 2010, do Instituto de Artes do Pará (IAP). Terça-feira (14), às 19h, no Cine Sesc de Santarém (Rua Floriano Peixoto, 535, Centro), espetáculo “O Fantástico Expressionismo do Imaginário Amazônico”, de Elizangila Dezincourt. Apoio: Sesc Pará. Entrada franca. A programação do Circuito das Artes segue até janeiro de 2011, sempre com entrada franca. Mais informações: 4006-2945(Fonte: Blog do IAP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário