segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Rede Celpa é criticada por péssimos serviços em Juruti

Assessor especial de Governo, Antonio João; promotora de Justiça, Lilian Regina Braga; gerente regional da Celpa, Reinaldo Pereira; prefeito de Juruti, Henrique Costa; gerente comercial da Celpa, Alexandre Freitas; professor Lima

A Prefeitura Municipal de Juruti realizou hoje, 13 de novembro, no Salão Dom Bosco, uma grande audiência pública sobre o fornecimento de energia elétrica no município, proveniente de uma série de interrupções que provocaram inúmeros prejuízos à população jurutiense no mês de novembro.

Aproximadamente 600 pessoas participaram da audiência, incluindo o Ministério Publico, Câmara de vereadores, Movimentos Sociais, sociedade civil, empresários e dois representantes da Rede Celpa. Alunos da rede pública estadual de Juruti enviaram uma carta de repudio aos péssimos serviços da Celpa com 187 assinaturas da escola Vereador Raimundo de Sousa Coelho.

Segundo o gerente regional,da Celpa Reinaldo Pereira, há um planejamento de ações preventivas e de investimentos que vão atender adequadamente as necessidades de Juruti e da região Oeste do Para previstas para 2010 a 1014, porém a promotora de Justiça, Lilian Regina Braga, lembrou que em agosto deste ano foi deferida uma liminar que obriga a Celpa a melhorar seus serviços e a diminuir em 30% de taxas e impostos cobrados, no período de 60 dias, e essa liminar ainda não foi cumprida.

O prefeito Henrique Costa se manifestou afirmando que há muitos anos a Celpa não faz investimentos na distribuição de energia, e a Prefeitura de Juruti é quem tem investido para não deixar a população sem esses serviços essenciais. Ele aproveitou a oportunidade e pediu o ressarcimento da empresa pelos custos que poderiam ter sido aplicados em saúde e educação, que são de fato responsabilidade do Poder Publico Municipal. O gerente regional da Celpa, Reinaldo Pereira, disse que o ressarcimento é previsto em lei.

A maioria das reivindicações das pessoas focalizou na urgência de soluções e em críticas quanto aos apagões, queima de equipamentos e atendimento 0800 que não funciona, segundo os comunitários.

Os representantes da Celpa assumiram o compromisso que a partir da data da audiência os serviços vão melhorar. Em seu discurso final, o prefeito afirmou que vai participar de uma reunião em Brasília dia 16 de dezembro juntamente com vereadores para cobrar do Governo Federal uma atitude quanto a esses problemas e sobre o Programa Luz Para Todos. Ele vai levar o relatório da audiência pública e todas as reivindicações.(Ascom/PMJ)

Nenhum comentário: