segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Helenilson barra repasse da administração do hospital regional para a prefeitura de Santarém


O secretário de planejamento da prefeitura de Santarém Everaldo Martins esteve há alguns dias em Belém para concretizar um velho sonho dos petistas, sonho este que não conseguiram realizar quando Ana Júlia era governadora e Silvia Comaru, era a titular da Sespa.

Sabem o que foi fazer Everaldinho na Sespa?

Propor à assessoria do secretário de saude do estado Hélio Franco a municipalização do hospital regional, com base num argumento pra lá de tosco: a saúde em Santarém é municipalizada e a Semsa pode gerir até um hospital do porte do regional.

Mas, Everaldinho pisou num terreno minado de pessoas do PPS, partido do vice-governador Helenilson Pontes que prontamente reagiu ao canto da sereia e recomendou que esse assunto não virasse realidade.

Segundo apurou o Blog do Estado, a iniciativa de Everaldo nada mais é do que uma tentativa de engrossar o caixa da prefeitura com as verbas que hoje são destinadas à manutenção do Hospital Regional, através da Pro-Saúde.

Everaldo alega que a prefeitura de Santarém poderia administrar diretamente o hospital regional do Baixo-Amazonas por um custo cerca de 20% menor.

Mas o discurso econômico do secretário municipal de planejamento é tão furado quanto uma nota de 3 dólares.

Dizer que por ser municipalizada a saúde a Semsa poderia dar conta de um hospital regional é uma falácia. A PMS não tem condições de arcar sozinha com a manutenção nem da UTI do PSM e muito menos com o centro de hemodiálise. A Sespa repassa verba mensal ao município para complementar o pagamento dessas despesas.

Quer dizer. Se a prefeitura de Santarém não tem condições de arcar com a UTI e a hemodiálise, como é que a PMS terá condições de arcar com a adminisração do hospital regional?

São perguntas de fáceis respostas, todas desfavoraveis ao governo municipal.

3 comentários:

Anônimo disse...

Putz....

Quantas infelicidades nessa matéria.

Municipalizar significaria uma gestão pública do regional.
Tirar o dinheiro de uma OS para repassa-lo à gestão municipal e acabar com o loteamento da corporação médica que come na beirada da OS.

O Estadao gastaria menos sim.

Mas querer o que da imprensa faccioso comprometida com a privataria?

Tiberio Alloggio

Observadordedireitosdocidadão disse...

Quantas infelicidades nesse palpite do onguista/petista; Podem dizer o que quiserem mas o Estado do Tapajósé é o único veículo que nunca elogiou a Pro-Saúde;Pelo que entendi, o jornal noticia que a prefeitura do PT quer abocanhar mais verbas, mas não dá conta nem da média complexidade do SUS e quer se aventurar na alta complexidade; Tibério falar em acabar em loteamento da corporação parece que ele fecha os olhos à dilapidação de recursos públicos na gestão da Semsa e em todas as secretarias loteadas aos vários partidos;O que precisa é a Sespa assumir desde a central de regulação até o hospital regional, mas jamais entregar um sistema tão complexo nas mãos de aventureiros;Que a Sespa assuma o lugar da Pro-Saúde urgente.

Anônimo disse...

É Tibério, parece que tu vai ter que puxar o saco do Everaldinho, de graça, ele num conseguio aquela graninha que vocês tanto sonharam... Aproveita que tu tens "moral" com a gestão pública, arruma umm carrinho de mão e vai vender pizza lá em frente do PSM..heuehueheueu