domingo, 27 de fevereiro de 2011

Oscar: palpites e algumas quase certezas



Por André Barcinski

Domingo tem o Oscar na TV. Você não pode esperar pra ver o duelo entre O Discurso do Rei e A Rede Social? É daqueles que adora ver os astros desfilando pelo tapete vermelho? Gosta de ver a festa junto com um grupo de amigos? Eu não. Acho aquilo tudo uma jequice insuportável. Astros milionários batendo palmas para outros astros milionários. Poucas coisas me dão mais sono que cerimônia de prêmios. Especialmente de um prêmio que a Sandra Bullock ganhou. Ou que o Kevin Costner ganhou, enquanto Chaplin, Hitchcock e Orson Welles morreram sem.
O Oscar, me desculpe quem gosta, é uma coisa ridícula. Aqui ali só vai ter alguma graça quando puserem o Jim Carrey de apresentador. Só vou assistir porque preciso escrever para a Folha. De qualquer forma, fiz uma lista com os meus palpites dos vencedores. E incluí também quem eu esperava que vencesse, mas não vai. 
Melhor Filme – Quem deve ganhar: O Discurso do Rei. Quem merecia ganhar: Inverno da Alma.
Melhor Diretor – Quem deve ganhar: David Fincher (A Rede Social). Quem merecia ganhar: Martin Scorsese (Ilha do Medo).
Melhor Ator – Quem deve ganhar: Colin Firth (O Discurso do Rei). Quem merecia ganhar: James Franco (127 Horas).
Melhor atriz – Quem deve ganhar: Natalie Portman (Cisne Negro). Quem merecia ganhar: Jennifer Lawrence (Inverno da Alma).
Melhor ator coadjuvante – Quem deve ganhar: Christian Bale (O Vencedor). Quem merecia ganhar: John Hawkes (Inverno da Alma).
Melhor atriz coadjuvante – Quem deve ganhar: Melissa Leo (O Vencedor). Quem merecia ganhar: Jacki Weaver (Animal Kingdom).
Melhor documentário – Quem deve ganhar: o favorito é “Trabalho Interno”, mas eu acho que Lixo Extraordinário vai ganhar. Quem merecia ganhar: Restrepo.
Melhor roteiro original – Quem deve ganhar: O Discurso do Rei. Quem merecia ganhar: Exit Through the Gift Shop (eu sei, é um documentário, mas pra mim metade daquilo ali é inventado – e bem!).
Melhor roteiro adaptado – Quem deve ganhar: A Rede Social. Quem merecia ganhar: empate entre Inverno da Alma e Ilha do Medo.

Nenhum comentário: