quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Rede Navegapará em Santarém já está sendo normalizada


A rede do projeto Navegapará no município de Santarém, no Oeste do Estado, já está sendo normalizada. Na manhã desta quinta-feira (17) a empresa Radiocomm, contratada por meio de licitação pela Prefeitura local para fazer a manutenção dos equipamentos de suporte ao acesso à internet, iniciou os trabalhos de reparo das máquinas que estão fora de operação.
O governador Simão Jatene já colocou à disposição da Prefeitura de Santarém todo o apoio técnico para a manutenção da rede, visando garantir à população do município a permanência do acesso gratuito à internet. O governo trabalha para que até o final desta semana a rede esteja operando normalmente.
Até a última quarta-feira (16), 15 pontos de internet estavam sem conexão devido a problemas técnicos causados por falta de manutenção. Assim que foi informado sobre o problema em Santarém, o presidente da Empresa de Processamento de Dados do Pará, Theo Pires, começou a tomar as providências para que o sistema voltasse a funcionar.
Audiência - Na tarde desta sexta-feira (18), Theo Pires e a prefeita Maria do Carmo Martins se reunirão, em Santarém, para definir a melhor forma de trocar informações e redefinir as responsabilidades de Governo e Prefeitura na gestão e manutenção do Navegapará. "Nessa reunião vamos disponibilizar apoio logístico para a Prefeitura, para que a rede seja mantida normalmente, e definir a melhor forma de trocar informações sobre o projeto", informou o presidente da Prodepa.
"Mantive contato telefônico com a prefeita na terça-feira (15), informando que até aquele momento não tinha sido aberto o chamado técnico que permitiria a solução do problema, apesar dos reiterados contatos feitos entre a área técnica da Prodepa e as pessoas responsáveis pelo projeto na Prefeitura. Solicitei que fosse autorizada a abertura desse chamado e também que fosse indicada uma pessoa como contato formal. Disse que o Governo do Estado tem todo o interesse em manter esse projeto de inclusão digital e, inclusive, de ampliá-lo", explicou Theo Pires.

Segundo ele, a prefeita recebeu com entusiasmo a notícia da manutenção do projeto e indicou a pessoa responsável para formalização de contato em Santarém. Theo Pires deslocou um engenheiro de telecomunicações da Prodepa ainda na terça-feira (15), para fazer um mapeamento mais preciso do sistema e acelerar a solução do problema.
Contrato - Segundo o acordo de gerenciamento do Navepará em Santarém, o Estado repassaria parte dos recursos financeiros, que totalizaram R$ 508 mil, e colocaria à disposição o sinal gratuito de internet. Em contrapartida, a Prefeitura faria a manutenção dos 55 equipamentos WI-FI.
A partir de projeto elaborado pela Prodepa e dos recursos repassados pelo Estado, a Prefeitura adquiriu equipamentos num registro de preços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e licitou o serviço de implantação, feito pela Prodepa. O projeto foi implantado e entregue ao município em novembro de 2010.
Manuela Viana - Secom

Nenhum comentário: